imagem de capa

É possível adquirir barriga tanquinho após os 40?

Faça uma avaliação antes de iniciar o programa

por Simone Sarti

"Existe uma idade ideal para começar a malhar e conseguir um abdome tanquinho?"

Resposta: Não existe uma idade ideal para se começar atividades físicas. Quanto antes melhor, mas temos que observar o tipo de atividade para cada faixa etária.

Crianças adultos e idosos, no geral, fazem tipos diferentes de exercícios físicos.

No caso, não há problema algum em iniciar as atividades para se conseguir um abdome bem trabalhado. É claro que o resultado vai depender de muitos fatores, não da idade em si.

A partir dos 30 anos, algumas modificações vão ocorrer no nosso organismo, porém nada que nos impeça de iniciar um programa de exercícios. Pelo contrário. Se você está “parado”, está mais do que na hora de começar. Uma diminuição no metabolismo nessa fase se dá principalmente pela diminuição da massa muscular. Então inicie já, para reverter esse quadro, ganhar mais saúde e ainda ficar em forma.

Se você fisiologicamente levar um pouco mais de tempo para obter resultados, é um sinal para que seu empenho seja bem maior.

Se ouviu alguém falar que determinado exercício não deu resultado, é por que esse alguém desistiu antes do tempo. Qualquer que seja o objetivo desejado por meio da atividade física, levará sempre de médio a longo prazo. É preciso força de vontade e um bom planejamento, feito por profissionais capacitados, pois vai incluir, volume de treinos, intensidade, tipos de exercícios (nesse caso entram os aeróbios e os exercícios localizados), técnicas de execução, mudanças de programa para progressão gradativa, alimentação adequada. Tudo isso, dá aproximadamente 50% do seu treino. Os outros 50% - olha a responsabilidade! - é por sua conta: determinação, assiduidade, disposição e confiança.

Não esqueça de passar por uma boa avaliação antes de iniciar o programa. Você deve estar apto para praticar exercícios físicos e assim ter bons resultados sem correr riscos.


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?