Reflexões sobre namoro e amor

Da Redação

Namorados, noivos, casados, amantes, companheiros. O nome pouco importa. Tão pouco importa o sexo e a idade. O que vale mesmo, é que dia 12, é o dia de todos aqueles que amam e se permitem serem amados. Hoje não é dia para falar de mágoas, culpas, ressentimentos. Mas como é falar de amor para você?… Acredite, para mim também não é fácil.

Continua após publicidade

Para falar de amor é preciso ouvir a voz do coração. E para ouvir esta voz eu te convido a um brinde, mas antes vá para perto daquela pessoa especial. É!!!… aquela pessoa que você ama, com a qual lê esta reflexão. E você, sabe o que seu coração pede neste momento?… Deixe que ele expresse todo o sentimento que carrega dentro dele e aprenda a pedir, conquistar e, principalmente, manter o que sente.

Demonstre os sentimentos

A vida a dois exige que você cuide, compartilhe e respeite. Quem não gosta de receber um elogio, um carinho, um beijo inesperado, se sentir amado e valorizado? Muitos querem receber, mas o orgulho muitas vezes impede de demonstrar. É importante mostrar que se lembrou do outro, comunicando o que sente, seja com um beijo carinhoso ao chegar, um telefonema ou telegrama inesperado dizendo: "estou com saudades", comemorando juntos uma data importante ou valorizando o que o outro tem de melhor. Quem não gostaria de encontrar embaixo da xícara de café da manhã ou em cima da mesa de trabalho, um bilhete dizendo: "amo você"? E você, o que está esperando para demonstrar a quem ama os seus sentimentos?

É claro, me refiro a um relacionamento baseado no amor, na vontade de ambos de estarem juntos, o que certamente exige investimento, tempo e dedicação, ou seja, esse amor precisa ser cultivado. Uma relação só pode ser mantida, de forma saudável, se ambos forem motivados pela decisão de crescerem juntos e de estabelecerem uma relação de troca. Como dizia Renato Russo: "…é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã… ". É preciso também mudar o conceito interno de só valorizar depois que se perde e reaprender a demonstrar e valorizar enquanto se está junto.

Continua após publicidade

Não há dinheiro que pague

Infelizmente, a febre do consumo, transformou este dia num evento comercial e esqueceu de valorizar o affair de duas pessoas que se amam. Afinal, o que torna este dia tão especial, não são os presentes caros, mas demonstrar a lembrança pelo outro, o carinho, o lance de ficar junto, não importa se a comemoração será num luxuoso restaurante, com jantar a luz de velas, ou num papo gostoso em casa. O importante é simplesmente namorar.

Diálogo, respeito, admiração, cumplicidade e amizade, são requisitos básicos para manter qualquer relação. Lembre-se, para ser capaz de amar é preciso, crescer emocionalmente. É preciso confiança em si mesmo, e se amar de verdade, pois só assim você poderá amar o outro.

Continua após publicidade

Regras básicas

Não deixe o medo te dominar, te afastando e te fazendo perder uma pessoa especial.

Pare de fugir. Você sabia que quando você foge do outro, na verdade está fugindo de si mesmo?

Não cultive sentimentos negativos.

Ciúmes, controle, insegurança, só levam a mais perdas.

Lembre-se: infidelidade é sinal de problema e não solução.

As coisas não estão bem? Converse muito e sempre.

Quer um colo, um ombro pra chorar? Aprenda a pedir, sem vergonha.

Seja companheiro, seja cúmplice, em todos os momentos, bons e ruins.

Não espere perder para valorizar quem está ao seu lado. Demonstre sem medo o que sente, todos nós gostamos de ouvir o que o outro sente por nós.

Ame, ame muito! Mas sem querer mudar o outro. Não se esqueça que a única pessoa que você pode mudar na relação é você mesmo.

Você que está triste, sozinho, brigou ou está longe de quem ama? Encare este momento como uma grande oportunidade, para você questionar e redefinir sua vida; visando o crescimento. Recomece, reconquiste. Não desista. Principalmente de você!

Agora! Um brinde ao amor!