Au! Au! em alto astral: astrologia boa pra cachorro

por Ângelo Medina

Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au! Au!Au! Au!… Raça, porte, força, beleza, graciosidade, sexo e idade são elementos básicos na hora de adquirir um cão. Agora, além do que já se inventou para cães, inclusive cemitérios com crematórios!!! Os cachorrinhos, têm direito a signo e mapa astral legal.

Continua após publicidade

Se os astros influenciam as pessoas, as plantas e as marés, por que não os animais? E se este animal é o melhor amigo do homem, haveria algum problema em humanizá-lo?

Alheia à polêmica, a escritora, aficionada em astrologia, Ciccil, acaba de publicar o livro Planeta Au Au – A Astrologia Comanda Os Cães – E.KELPS – primeira publicação do gênero. Ela assina simplesmente Ciccil. "É meu nome cósmico e, ao mesmo tempo, funciona como meu mantra pessoal", argumenta.

Por ser casada com um médico, veterinário há mais de vinte anos, teve a oportunidade de conviver e analisar, astrologicamente, diversos cães de várias raças. O resultado deste trabalho está compilado em seu livro, onde descreve o comportamento dos cachorros, a partir dos signos, elementos e planetas.

Em entrevista ao Vya Estelar a escritora fala como surgiu a idéia de desenvolver este trabalho e explica como é formada a "personalidade" de um cão. Ciccil também aconselha quem quer comprar um cão, baseando-se na astrologia.

Continua após publicidade

A escritora adverte, o cachorro do signo de áries, dependendo do adestramento, pode se tornar, independente da raça, um cão perigoso, por possuir um "temperamento explosivo". E levanta uma questão polêmica: um Pitt Bull, do signo de câncer, se adestrado de maneira dócil, se torna o mais afável dos cães. Conheça também os doze signos caninos.

Vya Estelar – Como você teve a idéia de relacionar cães com astrologia?

Ciccil – Tinha duas cadelas Poodle, mas com comportamentos diferentes. Analisando a data de nascimento de cada uma delas, com os respectivos comportamentos, percebi que a "Milu" trazia a extroversão e a impulsividade geminiana e a "Lili" tinha um gênio calmo, reservado e tranqüilo de um autêntico canceriano. Esta foi minha primeira experiência, daí para frente não parei mais.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Quantos animais você pesquisou e durante quanto tempo?

Ciccil – Por meu marido ser médico veterinário, há mais de vinte anos, tive a oportunidade de estudar diversos cães no meu dia-a-dia. Analisei as raças mais conhecidas, de grande, médio e pequeno porte. As principais foram: Doberman, Fila, Pastor Alemão, Rottweiler, Collie, Yorkshire Terrier, Dalmata, Husk Siberiano, Boxer, Cocker, Spaniel e Pinscher.  

Vya Estelar – É possível fazer um mapa astral de um cão?

Ciccil – Sim. De posse dos dados exatos do cão, como hora, dia, mês , ano e local de nascimento, podemos fazer a carta natal deste cão. O que dificulta tal estudo é a falta de informação sobre o assunto, por parte da maioria dos criadores, ficando assim, restrito apenas aos que anotam com exatidão todos os dados do cão.

Vya Estelar – Com quantos elementos astrológicos você trabalha para fazer o perfil dos cães?

Ciccil – Para fazer um perfil astrológico completo, devemos fazer o uso de todos os elementos. (Fogo,Terra, Ar e Água), pois estes contém uma força, uma energia que caracteriza o comportamento do cão. Cães do elemento Fogo (são mais ativos e impetuosos),Terra (são muito disciplinados e eficientes), Ar (são cães alegres e espertos) e Água (são dóceis e afetuosos).

Planeta di Au Au

Além dos elementos, é de suma importância para os cães, a regência dos Planetas: (ex: Cão-Áries, regente Marte, dom: Ação), pois estes determinam as qualidades, dons e contém a força de uma ação. De maior influência ainda é o Signo Solar, que representa a essência básica existente em cada signo, ou seja, os gênios positivo e negativo enquanto potenciais, podendo ser ressaltadas suas melhores qualidades ou deformada a sua essência, pela forma incorreta de criação.

Signo Lunar

Devemos considerar, também, o Signo Lunar, pois este serve como elemento de apoio para a valorização do animal pelo criador, revelando a forma de como o cão se expressa – principalmente quando este atinge a maturidade entre 1, 3 e 5 anos.

Vya Estelar – Existe um signo ideal?

Ciccil – Não. O que existe é um padrão de afinidades entre homem-cão. O meu livro contém uma tabela de padrões de afinidades entre signo humano e signo canino.  

Vya Estelar – Qual seria um pequeno macete na hora de adquirir um cão?

Ciccil – Existem signos humanos que se afinam mais com signos caninos. Tais combinações se dão entre signos do mesmo elemento ou entre signos complementares. Uma maneira de não errar é adquirir um cão que tenha o mesmo signo que o seu.

Vya Estelar – Quais são as vantagens em saber o signo de um cão?

Ciccil – Sabendo o signo dele você pode ressaltar as qualidades positivas na hora de adestrá-lo. A astrologia serve como guia para saber as potencialidades, talentos, propensão a doenças e forma de expressão emocional e corporal de seu cão. Pode até ajudar na hora de fazer um comercial. Para este fim, esqueça o cão de aquário, pois é muito distraído. Uma pessoa que gosta de caminhar deve escolher um cão escorpião, um ótimo cão de guarda.

Cachorro "faz" até terapia (?)!!!

A astrologia canina pode ajudar nos consultórios veterinários. Já existem consultórios psicológicos para cães.

Vya Estelar – Qual a diferença entre o signo do cão e o do homem?

Ciccil – O mesmo signo, para um homem e um cão, possui características diferentes. Enquanto o homem, por ser racional, busca sua evolução e consegue trabalhar suas emoções internas. O cão, ao contrário, precisa do seu dono para que sejam valorizados os gênios positivos – traços e temperamentos. Na astrologia tudo que projeta luz, também projeta sombra. Logo todo signo canino traz, em sua essência, o gênio positivo e o gênio negativo.

O cão de áries

O cão de áries tem como características positivas: coragem, dinamismo, confiança, liderança, proteção e determinação. As características negativas são: agressividade, impulsividade, explosão e desordem. Se este lado for trabalhado em excesso, este cão será uma ameaça para os vizinhos e o próprio dono.

Vya Estelar – Por que a data dos signos que você usa é um pouco diferente da data do horóscopo tradicional? Por exemplo, 22 julho não seria leão?

Ciccil – Existe uma tabela básica astrológica, que determina o início e o fim de um determinado signo. Através de minhas observações e extensa experiência pessoal, pude perceber, no comportamento dos cães, uma pequena variação quanto a tabela tradicional. Assim sendo, o cão nascido em 22/7, cujo signo canino é câncer, ainda se porta como um típico cão canceriano, conservando e manifestando todas as características e influências deste signo.  

Vya Estelar – Quais são os fatores que formam o comportamento canino?

Ciccil – A data de nascimento, que traz o respectivo signo, fatores genéticos e ambientais. Se fossemos levar em conta somente a genética e fatores ambientais, todos os cães de uma mesma raça teriam comportamento semelhante em relação ao gênio, o que não condiz com a realidade.

Vya Estelar – Dá para identificar, em poucos momentos, através da observação, qual seria o signo de um cachorro?

Ciccil – Existem grandes chances de acerto.Depois de larga experiência, notei que os cães com alto grau de confiança e liderança (cães mais ousados-normalmente do elemento fogo) mantém a cauda bem levantada, enquanto que cães inseguros (alguns do elemento água ) abaixam a cauda num ato corporal de submissão. Assim, também percebemos os cães mais sociáveis e disciplinados(elemento terra e ar  que ora abaixam o rabo e ora o levantam, abanando-o, quase constantemente, pulando e latindo alegremente. Esta regra não pode ser tomada ao pé-da-letra, pois existem variações sutis.

Vya Estelar – Existe um signo canino mais calmo e um signo mais bravo?

Ciccil – Existe, em cada signo canino observado, potenciais para impetuosidade ou submissão. Há uma tendência para a audácia e a impulsividade, principalmente no Cão- Áries e Cão- Leão. Encontraremos, também, este mesmo perfil no Cão- Escorpião. Já os signos caninos com maior tendência à docilidade e afetuosidade, são: Cão-Câncer, Cão-Peixes e Cão-Virgem. Acontece, porém, que devemos analisar as influências astrológicas como um todo, levando em conta os fatores externos que o cão irá receber, quanto ao que se propõe o criador (Cão de guarda, companhia e outros fins).  

Vya Estelar – Com é a polêmica questão do Pitt Bull se tornar um cão dócil?

Ciccil – A questão Pit Bull é muito mais um estigma, o que se deve, em grande parte, à orientação errônea dada à criação destes animais, dirigida ao ataque violento e mortal, aproveitando-se do seu vigor físico e extraordinária força mandibular.

Genéticamente, o Pit Bull é o resultado do cruzamento entre o Bulldog inglês com o Terrier inglês. Essa mistura resultou em um cão com muita força física e mandibular.

O perigo: ressaltar os aspectos negativos

Por este fato, ainda hoje, são ressaltados por alguns criadores, os aspectos negativos que existem potencialmente em cada signo canino do Pitt Bull, sendo direcionados para rinhas e combate. Daí o estigma. Acontece, porém, que a maioria dos criadores dessa raça canina, já estão revertendo com sucesso essa situação, ao cruzarem cães mais dóceis para a reprodução. Com isso fica evidenciada a existência de docilidade nesta raça.

Astrológicamente, ao dar prioridade, direcionamento correto e estímulo às qualidades positivas existentes em cada signo, poderemos transformar o cão "Pit Bull" em um animal de excelente comportamento, amabilidade, docilidade e companheirismo.

Vya Estelar – E quando um cão é manso e nasce num signo agitado?

Ciccil – Enquanto, no caminho inverso, poderemos encontrar cães de pequeno porte físico, como por exemplo o Pincher, o Poodle e outras raças consideradas "mansas" mas com alto grau de agressividade, devido às influências e tendências negativas; que há em maior grau em determinados signos caninos e que foram deformados pela maneira errônea de tratamento recebida. Contudo, por não terem uma compleição física favorecida, não conseguirão ferir gravemente ninguém, não ficando, por isso, em evidência na mídia.

Vya Estelar – O que difere seu trabalho dos demais trabalhos de outros pesquisadores?

Ciccil – Os estudiosos em geral escrevem seus livros caracterizando o tipo de comportamento por raças. Ao passo que eu investigo a diferença de comportamento dentro de uma mesma raça. O meu estudo unifica todas as raças. Nenhuma das raças têm diferença, em forma comportamental, o que muda é a carga genética.