Astróloga revela o perfil dos signos

por Angelo Medina

A pergunta mais recorrente ao se falar, no âmbito popular, em astrologia é: qual é o seu signo? Porém, a descrição dos doze signos do zodíaco não tem a pretensão de perfilar a humanidade em doze tipos de pessoas, com suas qualidades e defeitos, mas sim oferecer apenas uma base descritiva de personalidades com suas inúmeras possibilidades de progresso e suas múltiplas habilidades.

Continua após publicidade

No entanto, não é possível decifrar a grande complexidade de uma pessoa apenas pelo signo solar, já que vários elementos vão formar o amalgama da personalidade humana como o signo ascendente, o signo lunar, a idade astral e por aí afora. O signo solar possui uma maior relevância do que os demais elementos, porque é o indicador do motivo principal da existência do homem.

Nesta entrevista ao Vya Estelar, a astróloga Maria Eugênia de Castro, autora do livro "O Livro dos Signos", Editora Campus, revela como os astros moldam a sua personalidade. Apresenta as qualidades e as deficiências de cada signo, o perfil amoroso e o que cada um deles mais detesta.

Vya Estelar – Por que fazer um livro sobre signos e ascendentes?

Maria Eugênia – Estou na astrologia há 31 anos e até então não tinha visto no mercado um livro neste formato editorial. Um livro que abordasse este aspecto da astrologia como uma linguagem que fosse simples e ao mesmo tempo profunda.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Por que este assunto desperta tanto o interesse?

Maria Eugênia – Este tema desperta interesse simplesmente há mais de seis mil anos. A astrologia trás em seu bojo um autoconhecimento aprofundado e a descoberta de suas potencialidades internas. Atualmente o interesse é maior, porque existem mais profissionais de qualidade. Meu livro com uma semana de lançamento já estava na segunda edição.

Vya Estelar – Dentro de um mapa, o que representa o signo solar, o signo ascendente e o signo lunar?

Continua após publicidade

Maria Eugênia – O signo solar é o de maior relevância, pois é o indicador do motivo principal da existência. O signo ascendente é o que explica as reações do indivíduo diante do mundo externo, é o estilo, a personalidade e o comportamento do indivíduo. O signo lunar é a carga emocional da pessoa.

Vya Estelar – O signo solar e o signo ascendente seriam suficientes para saber se uma pessoa combina com uma outra em um relacionamento afetivo?

Maria Eugênia – Esta avaliação só pode ser feita com um mapa de cada um dos parceiros. A astrologia leva em conta também a lei das polaridades, onde não existe um signo melhor ou pior do que o outro. O que existe são homens de maior ou menor Idade Astral, é a idade que o indivíduo trás quando nasce, é idade do espírito. Trata-se do nível de maturidade e de inteligência. Uma pessoa com idade astral "mais velha" funciona na polaridade positiva. Por estas razões nem poderia se dizer simplesmente se uma combinação de um signo com um outro seria boa ou ruim.