A chave do sucesso é ser você

por Angelo Medina

Sucesso é ter o que você quer? Provavelmente, você responderá sim a esta pergunta. No entanto, a psicóloga Cristiane Saad, que comandou o programa Histórias de Sucesso, na rádio FM Mundial 95,7 em São Paulo, depois de ouvir mais de 650 histórias, relatadas por ouvintes, transformou o projeto no livro S.E.R Sinta… Explore… Realize suas potencialidades, onde revela histórias de sucesso, vividas por pessoas comuns. Cristiane criou o conceito que o importante é ser sucesso e não ter sucesso.

Continua após publicidade

Nesta entrevista ao Vya Estelar, a psicóloga desvenda os mecanismos do sucesso e mostra como os brasileiros fazem para atingi-lo. A psicóloga ensina como lidar com a inveja.

Vya Estelar – Qual é o primeiro passo para explorar as potencialidades?

Cristiane – Não existe uma fórmula mágica. O primeiro passo é o "sentir". As pessoas fogem muito do "sentir", ou seja sentem medo de sentir seus sentimentos e de serem sinceras com elas mesmas. No meu programa de rádio, uma advogada telefonou e disse: "Eu ganho bem e tenho um casamento maravilhoso, como posso estar infeliz?" Depois de muita terapia, ela me contou que estava triste, porque não estava realizando uma de suas potencialidades. Quando ela voltou a fazer o seu hobby, que era pintar quadros, ela se realizou. Então, o primeiro passo é entrar em contato com os seus sentimentos sem considerá-los certos ou errados, porque eles tem uma mensagem para te passar.

Vya Estelar – Existe um fio condutor básico que leva o brasileiro comum a atingir o sucesso?

Continua após publicidade

Cristiane – Pelo que percebi na rádio e pelas quase 700 histórias de sucesso que ouvi, são pessoas que param de se comparar, tipo "o sucesso é ter isso ou aquilo", baseando-se em outras pessoas. Elas não compram a idéia do que é o sucesso, elas determinam a idéia do que é sucesso para elas. O autoconceito é que determina o destino. É fundamental ter um conceito de sucesso que eleve a auto-estima. Se você acredita que sucesso é ter o que você quer, se você não atingir o objetivo a possibilidade de você se sentir um fracassado é muito grande.

Vya Estelar – Como é este autoconceito de sucesso para elevar a auto-estima?

Ser Sucesso – S.E.R = sentir, explorar e realizar

Continua após publicidade

Cristiane – Em geral as pessoas estão muito voltadas para o poder que o outro pode passar. O fundamental é valorizar a trajetória de vida, ou seja, observando o que já se tem de sucesso. Todo mundo tem a sua história de sucesso, baseada na ótica de S.E.R. sucesso. Outro mito é achar que para ter sucesso é preciso ser reconhecido. Ao pensar assim, coloca-se o sucesso nas mãos dos outros.

Vya Estelar – Como escolher o conceito pessoal de sucesso?

Cristiane – Por exemplo, se você recebe um não, como você lida com isso? Você pode escolher dois caminhos o de se sentir um fracassado ou então avaliar, já que o resultado não foi o desejado, criar um novo resultado para o que te aconteceu. Escolher ou escrever esta história é que faz a diferença. Procurar a semente da vitória em todas situações. Às vezes foi o outro que não enxergou as suas potencialidades. Nós somos um livro, um best seller.

Vya Estelar – Qual é o perfil do brasileiro bem sucedido?

Cristiane – É o brasileiro que não se compara e que escolhe como lidar com as situações.

Vya Estelar – Qual a diferença entre ter sucesso e ser sucesso?

Cristiane – Ter sucesso depende de fatores externos e ser sucesso é realizar a sua natureza íntima e suas potencialidades.

Vya Estelar – Como detectar as sua potencialidades?

Cristiane – Através do autoconhecimento, que não é somente subir numa montanha e meditar. Quando você quer conhecer uma outra pessoa você conversa com ela, procura descobrir seus gostos. As pessoas devem fazer isto consigo mesmas. Tem gente que conhece mais o personagem da novela das oito do que a si próprio. É importante desenvolver um diálogo interno e se respeitar.

Vya Estelar – Qual é o maior do entrave do sucesso?

Cristiane – O maior entrave e o maior aliado do sucesso é você mesmo.

Vya Estelar – Qual é a relação da auto-estima com autoconhecimento e o sucesso?

Vya Estelar – O primeiro ponto é se conhecer, porque você não ama uma pessoa que você não conhece. Se conhecendo, a auto-estima melhora. A chave para o sucesso e para uma auto-estima elevada é o autoconhecimento.

Vya Estelar – O que é o ciclo da baixa auto-estima?

Cristiane – Uma pessoa que fica desempregada porque houve corte na empresa, pode se considerar responsável pela sua demissão. Se ela acreditar que é responsável por tudo que acontece, vai "psicologizar" fatores externos baixando a sua auto-estima. Neste momento, a responsabilidade dela deveria ser a de perceber como ela lida com esta situação de ser demiida.

Vya Estelar – Atingindo um objetivo, ou o sucesso, como lidar com ele?

Cristiane – As pessoas valorizam muito o resultado e não o processo, sendo que este é tão importante quanto o resultado. Então, a pessoa se sente fracassada enquanto não atingir o objetivo. Tome cuidado para não se auto-sabotar. Uma ouvinte da rádio, toda vez que conseguia emagrecer, acabava engordando depois. Porque quando era criança, sua mãe sempre falava que a vizinha magra era exibicionista. Então, ela criou um conceito que ser magra era se exibir e ser excessivamente vaidosa. Portanto, ela engordava toda vez que emagrecia, dentro do que ela considerava sucesso, ou seja, ela não usufruia do processo.

Vya Estelar – O Tom Jobim disse uma célebre frase: "O sucesso no Brasil é uma ofensa pessoal", como você analisa esta frase?

Cristiane – As pessoas confundem muito vaidade e exibicionismo com auto-valorização. As pessoas também não trabalham bem com a inveja. A inveja quando bem trabalhada é muito boa. Inveja vem do latim inviere que significa não ver. Então toda vez que você sentir inveja de uma pessoa, não finja que é admiração, descubra porque está com inveja. O que é que eu não estou vendo em mim que esta pessoa está fazendo eu enxergar? O quanto eu posso melhorar as minhas potencialidades?