Mestre xamânico dos sonhos

por Carminha Levy

É meu desejo xamânico de cura, fortalecimento e abertura de consciência que você tenha encontrado seu Mestre dos Sonhos e obtido o que desejava. Como uma ilustração para aqueles que ainda não acessaram o seu Mestre dos Sonhos, aqui temos um relato recebido de uma leitora.

Continua após publicidade

Trata-se de uma adolescente muito dedicada desde sua infância à prática do voleibol. Nos últimos tempos, ela tem se machucado muito nos treinos e nas competições e anda temerosa das conseqüências disso no seu rendimento escolar e também na sua vida social (é hora das baladas, das paqueras). Nesse impasse – pois adora o esporte e também a popularidade entre os amigos conquistados através dos treinos e das competições – teve o seguinte sonho: Seus avós estão de férias e um deles (o avô) adoece seriamente e, por falta de socorro médico na cidade onde se encontra, morre. Como são muito bem casados há muitos anos, a avó não agüenta a perda do marido e morre também.” A sonhadora acorda desesperada com o pesadelo e apesar dos seus 16 anos corre para a cama dos pais onde passa o resto da noite. No dia seguinte acorda muito angustiada.

A mãe dela, que tinha lido o artigo anterior,“Mestre Xamânico dos Sonhos” clique aqui e leia -, ensinou-lhe a técnica, que foi seguida passo a passo. Depois de entregar ao guardião o medo que sente de seu sonho tornar-se realidade, recebe a autorização de ir ao encontro do Mestre. Este é uma Mestra, por sinal muito brincalhona, que primeiro a assusta surgindo como as tradicionais bruxas dos contos de fadas, mas em seguida assume a característica de uma simpática sábia. A mestra pede que ela lhe diga o que mais gosta nestes avôs cuja perda está sendo tão lamentada; e a sonhadora responde que seu avô tem grande amor pelo esporte, pois com 79 anos é um veterano tenista bem conceituado. E na avó, o que ela mais admira? Sua capacidade de lutar, trabalhar, juntar pessoas por uma causa, sua popularidade e animação aos 73 anos. Então a Mestra fez a última pergunta: o que em você está morrendo que tem a ver com esporte e capacidade de lutar?

Para a sonhadora, a resposta veio como uma revelação que a deixou abismada! Jamais pensou que seu impasse pudesse significar que algo muito especial em sua vida – o esporte – tenha tal importância que desistir dele signifique a morte de suas raízes mais profundas, os pais de deus pais, as raízes de suas raízes.
Desvendar o sonho deu-lhe a força e a coragem de continuar no esporte.

Recebi esse relato com todo o carinho do seu agradecimento.

Continua após publicidade

O que é muito interessante neste sonho é que ele também se refere a uma situação que os terapeutas costumam explicar como “por que sonhei este sonho.” Estávamos em plena crise dos aeroportos impossibilitando-se uma rápida volta a São Paulo, onde existem os melhores centros médicos (o que salvaria o avô e consequentemente a avó) e também estávamos mergulhados no PAN.

Para um terapeuta jungiano, e para nós, xamãs, a pergunta que se faz é “para que eu sonhei este sonho?”

Tentamos decifrar a mensagem que o nosso ego está precisando receber e seguir o conselho do nosso terapeuta interno, o Sonho.

Continua após publicidade

A seguir, como prometido, alguns significados de símbolos no sonho. Convém lembrar que o principal para interpretar-se um sonho é saber o que as figuras que aparecem tem de semelhante com o sonhador (aspectos bons: mensagens do Self, negativos: aspectos da sombra, aqueles que não queremos aceitar em nós).

Saiba o que significa sonhar com:

– Água As emoções. E como princípio feminino temos Terra-mãe, Mãe das águas, pedra, caverna, noite, selva etc. A água simboliza a vida terrestre, a vida natural, nunca a vida metafísica.

Águia Símbolo da altura, do espírito identificado com o Sol, e do princípio espiritual. É o conhecimento.

Anão – Símbolo ambivalente. No plano psicológico, podem ser considerados guardiães do umbral do inconsciente.

Ancião – Símbolo do princípio oculto. É a personificação do saber ancestral da humanidade ou inconsciente coletivo.

Âncora – Salvação e Esperança.

Anel – Continuidade e totalidade, o tempo em retorno, alianças.

– Aranha – Ttrês sentidos simbólicos diferentes: capacidade criadora da aranha ao tecer sua teia; o da sua agressividade e a própria teia. Símbolo do centro do mundo, animal lunar, mãe terrível.

– Árvore – A vida do cosmo e a vida individual. As raízes da árvore são as fontes originárias primordiais (dragão e serpente). O tronco simboliza a idéia de elevação, penetração (leão, unicórnio e cervo). A copa corresponde aos corpos celestes (aves e pássaros).

– Borboleta – Emblema da alma e atração inconsciente para o luminoso. Metamorfose, renascimento.

– Cálice – Forma transcendental do vaso relacionado com o Graal ; o eterno feminino.

Casa – Imagens do psíquico. Quartos desconhecidos: áreas inexploradas da estrutura do Ego; cozinha: local da mais profunda transformação; banheiro: eliminação.

Castelo – Compreensão súbita de um conjunto espiritual que se torna evidente. No castelo, junto com o tesouro (riquezas espirituais em seu aspecto eterno), a dama (anima, no sentido junguiano) e o cavaleiro purificado constituem a síntese da vontade de salvação.

Chave – Obra a realizar e o meio para conseguir sua execução.

Chuva – Sentido de fertilização relacionado com a vida. Purificação. Agente mediador entre o céu e a terra.

Dilúvio – O final de um período. Purificação e regeneração. Idéia de castigo e regeneração.

Dragão – Inimigo primordial. Combatê-lo constitui a prova por excelência do confronto com a sombra.

Estrelas – Multiplicidade, idéia de ordem e destino.

Faca – Símbolo fálico associado ao sacrifício e à ruptura.

Falo – Símbolo da perturbação da vida, do poder ativo e da força em sua propagação cósmica.

– Galo – Símbolo solar, ave da manhã, emblema da vigilância e da atividade.

Jardim – Símbolo da consciência frente à selva (inconsciente), natureza selecionada, cercada.

– Joias – Verdades espirituais. Símbolos de poder superior. Sabedoria alojada no interior do inconsciente.

Lago/Espelho – Imagem e autocontemplação que podem levar à consciência e revelação.

Maçã – Desejos terrenos, o intelecto, a sede do conhecimento.

Olho – Superego e também o “olho divino”. Persecutoriedade ou correlato espiritual da visão; clarividência.

Ovo – Imortalidade, potencialidade, germe da geração e o mistério da vida. O ovo cósmico da Grande Deusa.

Pedra – Símbolo do Self, da coesão e da conformidade consigo mesmo. Unidade e força.

Peixe – Símbolo de transformação. Poder ascensional no inconsciente. Natureza dupla “pássaro de zonas inferiores”. Símbolo de fecundidade pela extraordinária fecundação de seus ovos, o que lhe dá um sentido espiritual.

Porta – Umbral, trânsito, abertura.

Raio – Fogo celeste em sua forma ativa. Terrível dinamismo e efetividade. Símbolo de suprema potência criadora. Emblema de soberania.

Rio – Fertilidade e progressiva fertilização da terra.

Rosa – Símbolo de finalidade e perfeição, centro místico, coração, mulher amada, e, como rosa de ouro, símbolo da realização absoluta.

Serpente – Energia instintiva, curativa (incubação), bastão de Asclépio, sabedoria, venenos, perigos.

Trem – Trilhos fixos, atividades compulsivas.

Viagem – Tensão da busca e da mudança em direção ao espiritual. O arquétipo da viagem e a peregrinação ao “Centro”, ou Self.

Mestre xamânico dos sonhos

por Carminha Levy

Temos no mundo xamânico o nosso mestre do Sonho a quem podemos recorrer conscientemente quando necessitamos de uma orientação.

Continua após publicidade

Como entrar em contato com essa força xamânica é o que me proponho neste texto.

O sonho é nosso terapeuta interno, ele ajuda-nos a liberar o excesso de tensões do inconsciente. Mesmo que você não se lembre do sonho ele ocorre, o que pode ser comprovado pelas pesquisas existentes como a que mede a agitação do olho do sujeito que está sendo pesquisado, indicando quando ele está sonhando. São poucos minutos desses movimentos que são chamados R.E.M – Rapid Eyes Movemen. Aquele enorme e confuso sonho durou no máximo dois minutos.

O pesadelo funciona como uma panela de pressão, ele é a válvula que sopra quando a tensão é muito grande. Quanto mais catastrófico mais o inconsciente está se liberando – não tenham medo deles.

Para se ter uma idéia de como são sadios há a informação científica de que psicóticos não tem pesadelos.

Continua após publicidade

Para você utilizar xamanicamente a força dos seus sonhos, necessita conhecer seu Mestre dos Sonhos e o significado de símbolos que são comuns a toda a humanidade. Mas atenção! No xamanismo evitamos a interpretação dos livrinhos de sonhos vindos da sabedoria popular advinhatória. No xamanismo o sonho é uma ‘ferramenta’ de cura. Para entender melhor esta diferença de interpretação, vamos ao início da história da utilização do sonho.

Os mais antigos relatos que se tem sobre interpretação de sonhos são encontrados no Velho Testamento e em outros livros sagrados. Da Grécia vem a primeira informação do uso terapêutico do sonho. Em Epidauro havia um templo dedicado a Esculápio (o deus da cura) ao qual as pessoas se dirigiam em procissão para receber o sonho propiciatório às suas necessidades. Lá chegando tomavam um banho de limpeza, vestiam uma túnica branca, faziam oferendas de frutas e flores ao deus e juntavam-se a todos aqueles que buscavam a cura e dormiam juntos num grande salão que curiosamente era conhecido como Klinica.

Enquanto o sonho não vinha, eles não podiam se ausentar do local. A cura era consumada quando o paciente sonhava com uma criança divina, ou um velho sábio ou ainda com uma serpente que tocavam a parte doente. O paciente fazia seus rituais de agradecimento, estava curado e podia voltar para casa. Esta prática prevaleceu não só em Epidauro como também em vários templos de cura do sonho até quando o cristianismo dominou a Grécia e dizimou-a.

Continua após publicidade

Durante muitos anos a cura pelos sonhos foi proibida e a forma dela sobreviver (pois é inconscientemente tremenda a força curativa da mente humana) foi através dos saltimbancos nos pátios dos mercados das pequenas cidades ou entre os xamãs, curandeiros e feiticeiros ocultos nas florestas.

Os saltimbancos difundiam sua sabedoria popular que até hoje está nos livrinhos de interpretação dos sonhos de forma supersticiosa, mas com grande penetração nas massas como por exemplo: sonhar com cobra é traição, com coruja é morte, “quem perde um dente perde um parente”. Esta última vem da fragilidade humana de ser o único animal que nasce sem dente e que sem alguém que o alimente morrerá de fome.

No xamanismo, por exemplo, sonhar com cobra significa que a pessoa está na hora de trocar de pele, mudar de vida e de hábitos. A cobra também é um animal de cura por excelência; figura inclusive como símbolo na medicina.

Para utilizar com força total a interpretação do sonho, temos que nos libertar das superstições e encarar o seu lado científico.

No xamanismo como é ensinado por mim, você (o sonhador) é todos os personagens do sonho. Como um grande psicodrama você verá que aquela pessoa que você detesta, tem várias características iguais as que você não aceita em si mesmo (isto é sua sombra). Mas sem a ajuda de um xamã externo ou de um terapeuta você pode contar com seu Mestre dos sonhos para interpretar a mensagem que está recebendo.

Prática

Prepare seu espaço sagrado como já foi ensinado – clique aqui leia sobre "Prepare um ambiente…". Entre em relaxamento e declare sua intenção clara de encontrar seu Mestre dos Sonhos. Ao som do tambor, peça a seu animal xamânico que lhe leve ao seu mundo dos sonhos.

Antes de entrar neste novo espaço, você encontrará um guardião que pedirá um aspecto negativo seu que terá que se comprometer a abandonar. Após este encontro, você estará livre para encontrar seu Mestre do Sonho (seu animal lhe levará até ele) e combinar como fazer para que este encontro se dê através dos sonhos nos quais você receberá a orientação que necessita.