Técnica de yoga alivia sintomas do estresse em cinco minutos

por Nicole Witek

Uma das técnicas mais eficazes para livrar-se do estresse, das tensões acumuladas no corpo e na mente consiste em visualizar o corpo como um oco!

Continua após publicidade

Como se o corpo fosse vazio. Como se fosse uma forma para bolo, cheia de espaço transparente, cristalino. O espaço visualizado dentro da forma nem é sólido, nem é vazio, trata-se de um espaço onde as sensações e os sentimentos podem ir e vir livremente.

O truque é sentir essa abertura, esse espaço. É chegar à sensação que nesse espaço não existe obstáculo, solidez e nem densidade.

Essa prática simplíssima foi usada durante milênios a tal ponto, que hoje os médicos encontram nessa técnica um meio fácil de aperfeiçoar certas funções fisiológicas e de aumentar a coordenação do conjunto corpo/espírito.

Você está pronto?

Continua após publicidade

Podemos começar sentado numa posição confortável com as costas alinhadas. Quando você se sentir tranquilo e em paz consigo mesmo, leve a atenção para sua respiração.

Principio essencial para ser lembrado antes de começar: todas as respirações são feitas… pelas narinas.

– Inspirando, leve sua atenção para a cabeça e imagine-a repleta de uma neblina luminosa e transparente.

Continua após publicidade

– Expirando, imagine que você esteja dissolvendo a sensação de densidade e de solidez nessa região do corpo, tornando-se totalmente transparente como se fosse um espaço aberto sobre um universo amigável e maravilhoso.

– Tenha consciência das sensações e das vibrações indo e vindo nesse mesmo espaço aberto.

– Numa próxima inspiração, preste atenção à nuca, ao pescoço, e sinta essa região do corpo repleta dessa substância cristalina e transparente que tem capacidade de se mesclar com a atmosfera exterior, amigável e maravilhosa.

– Gradativamente, passe para outra região do corpo, até que sua imaginação tenha percorrido o corpo todo: deixe a expiração transformar num espaço aberto, seus ombros, braços, mãos, peito, ventre, quadril, pernas e pés.

– Com cada expiração, sinta, observe cada região do corpo se tornando um espaço aberto às vibrações maravilhosas do universo em volta. Você e o universo se tornam um só. As fronteiras entre o dentro e o fora se apagam.

– Sinta a paz que vem da fusão com o universo.

– Agora permaneça nessa sensação de “corpo oco”, focado só na sensação. É inútil raciocinar ou querer pensar. Ficar nessa sensação de “espaço aberto” é mágico. Esse tempo especial lhe ajudará a voltar à calma e à paz interior que cura.

Às vezes, existem certas partes do corpo que resistem à visualização. A razão é que cortamos nossa atenção dessas partes com feridas, cicatrizes, traumas e cirurgias. Ativar novamente essas regiões “dormentes” de você permitirá que a energia circule e também que se livre dos bloqueios, tanto físicos quanto psíquicos.

Se nós sustentarmos a hipótese que o corpo integra todas as experiências na memória das células, podemos acreditar que estar atento às sensações estimula a fluidez das energias nervosas, sanguíneas, linfáticas ou prânica*.

Essas partes do corpo que podemos sentir “resistentes” à visualização podem ao longo do tempo tornar-se focos ou “pontos de partida” de doenças.

Com a prática, você poderá com facilidade imaginar e sentir seu corpo todinho, da cabeça aos pés, aberto, unificado e vibrando com a luz. Em um belo dia, você sentirá que não existe mais obstáculo à progressão de sua consciência em cada parte do corpo.

Ao longo dos dias, você será capaz de unir sua mente conscientemente a cada parte do seu corpo e criar uma sensação formidável de solidez, consistência e integração.

Treinando dessa forma, você poderá gradativamente encurtar o exercício, para só ficar com o essencial: uma só respiração unificadora que lhe tornará capaz de realizar a integração.

Os benefícios dessa prática são maravilhosos, principalmente nos níveis mais sutis de nosso ser. “Contagiam” nosso dia a dia com mais equilíbrio e bem-estar. O espírito, aos poucos, impregna cada célula do corpo. Assim, seu corpo estará também mais atento à comunicação com o espírito, garantindo uma saúde melhor graças ao poder da autocura pela visualização e imaginação.

Lembro a respeito que estudos hoje comprovam que o ato imaginado é capaz de modificar as células. O ato imaginado, quando feito com atenção e concentração, modifica tanto os caminhos neuronais como cada parte do corpo que queremos melhorar ou curar, seja músculo, órgão ou esqueleto…

Praticando regularmente a “técnica do corpo oco”, você perceberá que os antigos obstáculos desaparecem e que você responde de uma maneira mais alerta, aos diferentes pedidos da vida. Alem de livrar-se do estresse, você será capaz de incentivar as forças de recuperação que estão dentro de você. E bom treinar porque na hora que precisar, você já estará pronto!

*somatório de todas as energias que promovem a vida dentro e fora do ser humano.