imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Ter autoconhecimento pode trazer sensação de liberdade

Não se esconda em falsas máscaras

por Eduardo Ferreira Santos

"Minha psicóloga disse que preciso me conhecer para vencer meus medos. Como fazer isso?"
(enviado por uma leitora)

Resposta: Em primeiro lugar, seria muito importante que você perguntasse à sua psicóloga o que ela realmente quis dizer com isso!

Por outro lado, já desde a Antiguidade os gregos propunham o autoconhecimento como forma de libertação das disfunções psíquicas e até físicas como pode ser lido neste frase abaixo:

Ó homem, conhece-te a ti mesmo.
— Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a.C.)

Conhecer-se a si mesmo, em uma linguagem psicológica, significa ter domínio de suas funções psicológicas, isto é, saber efetivamente o que você SENTE, o que você PENSA e o que você PERCEBE do mundo ao seu redor.

Sentir, pensar e perceber são as três funções básicas de um ego (EU) que lhe dão a confiança para enfrentar as dificuldades da vida.

Conhecer-se a si mesma é isso: ter a possibilidade de se reconhecer como realmente é; seus sentimentos em relação a si e aos outros; o juízo e crítica de si mesma e dos outros; além de perceber o que está acontecendo ao seu redor.

É, no fundo, não esconder-se em falsas máscaras, não distorcer a realidade, não deixar de avaliar-se o tempo todo e em tudo!


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?