Ter autoconhecimento pode trazer sensação de liberdade

por Eduardo Ferreira Santos

"Minha psicóloga disse que preciso me conhecer para vencer meus medos. Como fazer isso?"
(enviado por uma leitora)

Continua após publicidade

Resposta: Em primeiro lugar, seria muito importante que você perguntasse à sua psicóloga o que ela realmente quis dizer com isso!

Por outro lado, já desde a Antiguidade os gregos propunham o autoconhecimento como forma de libertação das disfunções psíquicas e até físicas como pode ser lido neste frase abaixo:

Ó homem, conhece-te a ti mesmo.
— Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a.C.)

Conhecer-se a si mesmo, em uma linguagem psicológica, significa ter domínio de suas funções psicológicas, isto é, saber efetivamente o que você SENTE, o que você PENSA e o que você PERCEBE do mundo ao seu redor.

Continua após publicidade

Sentir, pensar e perceber são as três funções básicas de um ego (EU) que lhe dão a confiança para enfrentar as dificuldades da vida.

Conhecer-se a si mesma é isso: ter a possibilidade de se reconhecer como realmente é; seus sentimentos em relação a si e aos outros; o juízo e crítica de si mesma e dos outros; além de perceber o que está acontecendo ao seu redor.

É, no fundo, não esconder-se em falsas máscaras, não distorcer a realidade, não deixar de avaliar-se o tempo todo e em tudo!

Continua após publicidade