Dores no couro cabeludo e queda de cabelo? Saiba o que fazer

por Nicole Witek

Esse último ano, para mim, foi bem movimentado, nada de rotina, nada de mesmice. Adaptações diárias a novos ritmos e a um novo modo de vida. Aos poucos, sem me dar conta, entrei numa forma de estresse que apareceu superficialmente, imaginem onde? No couro cabeludo! Dores acompanhadas por queda de cabelos!

Continua após publicidade

Troquei o xampu para um produto mais natural, de natural passei para um produto orgânico. A cada semana um salão diferente num país diferente, principalmente na China. Os cabeleireiros na Ásia são muito zelados: usam xampu com propriedades específicas e utilizam a massagem ativa e profunda com o mote “no pain, no gain” ou “se você não sofrer, não verá benefícios”. Isso mesmo! Comecei a sofrer do couro cabeludo. As massagens ficaram mais e mais insuportáveis e 10 minutos após o tratamento, era pior ainda. A dor cada vez mais intensa. Conclusão, fugi do cabeleireiro. Mesmo esse em São Paulo, que frequento há mais de 7 anos. Infelizmente a vaidade obrigou-me a buscar soluções para livrar-me do duplo problema: dores no couro cabeludo e queda de cabelos. Queria voltar a fazer minha escova que me faz sentir linda!

Tirando todas as razões patológicas, todas as doenças, o que posso fazer por mim?

Primeira etapa: entender o que acontece

Continua após publicidade

No meu caso, quem é responsável pela dor? O músculo. Esse pequeno tracinho vermelho, à esquerda do desenho, é o músculo eretor do pelo. Cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor que, em caso de estresse, fica contraído, encurtado e doído como qualquer músculo da perna, do braço ou do pescoço.

O couro cabeludo fica extremamente tenso. E ainda mais agredido pelas massagens vigorosas. Os minúsculos músculos que estão ligados em média a 100 até 150 000 fios de cabelos são duros, contraídos, cada um sofrendo de algo parecido como uma câimbra. Dá para acreditar?

Até passar a mão nos cabelos faz com que a dor desça até a ponta dos pés. Parece que você está de ressaca, porém não está.

Continua após publicidade

Faça um teste fácil: extraia suavemente, sem violência, 5 fios, principalmente os do topo da cabeça. Observe com uma lupa se a raiz ficou dentro do couro cabeludo e não saiu com os cabelos que você puxou, e se dos 5 fios que você tem na mão, 4 raízes estão faltando: com certeza você é hipertenso ou hipertensa.

Existe apenas uma solução mecânica (solução externa). E várias soluções dentro do yoga.

Como relaxar esse músculo (na verdade 100 a 150 000 iguais a esse) e ao mesmo tempo fazer com que pare de doer? Escovar o cabelo dói, pentear dói, massagear dói.

Segunda etapa: medidas a serem aplicadas

1 – solução de relaxamento externo

Lave os cabelos com água bem quente, sem esfregar, só para o produto penetrar entre os fios e tirar a poeira e a sujeira. Os xampus de hoje têm um bom desempenho que mesmo assim, lavando de leve, deixam os cabelos limpinhos. Enxague com água morna e agradável.

Após a lavagem, a solução é o vapor. Molhe toalhas com água extremamente quente. Quando colocá-la sobre sua cabeça, já estará numa temperatura adequada. Assim, o vapor se alojará diretamente no couro cabeludo que está mais frio. Se for necessário, peça ajuda a alguém da sua família ou a um amigo para trocar a toalha a cada 5 minutos. Esse procedimento pode durar uma hora. Deite para descansar.

Com as pontas dos dedos faça movimentos suaves no couro cabeludo, sentindo a pela escorregar no crânio, sem forçar e sem esfregar, para que haja uma estimulação. Esses movimentos aliviarão muito a dor.

O uso do xampu pode ser repetido a cada dia. Se for possível, utilize um xampu de boa qualidade, com lipoproteínas e antiestático. Não use xampu para bebê porque não contém as lipoproteínas necessárias.

Vapor, suavidade, lavagem: aqui está a solução mecânica (externa).

2 – solução de relaxamento interno com yoga

Relaxamento

É sempre bom fazer um relaxamento mandando o pensamento ou a energia para o couro cabeludo. O relaxamento consciente permite, no mínimo, a oxigenação e o relaxamento da musculatura. Como os músculos são numerosos, isso, com certeza, vai ajudar.

Visualização

Em estado de relaxamento, imagine os músculos dos cabelos, esses mesmos pequenos músculos do desenho, acompanhando a respiração. O ar entra pelas narinas na inspiração e na expiração ele sopra sobre as raízes dos cabelos. Dessa forma, na sua imaginação, os músculos se alongam no sentido do vento. Repetir várias vezes como se o vento soprasse no mesmo sentido, vamos começar do oeste para o leste. Depois de 5 ou 6 respirações, troque o sentido: do norte para o sul. Após 5 ou 6 vezes, troque e imagine o vento soprando do sul para o norte. Imagine todas as combinações possíveis enquanto está fácil e leve. Quando a visualização começar a ficar mais fraca, e você mais cansada, pare.

As posturas com a cabeça para baixo: posições em que a cabeça fica mais baixa do que o coração. Fazer apenas se o seu estado de saúde permitir.

Um exemplo é sentar sobre os calcanhares. Nessa posição, coloque o topo da cabeça no chão e as mãos em direção aos pés.

Na expiração, quando o ar sai, role o topo da cabeça no chão, elevando o quadril em direção ao teto. Na inspiração, role o topo da cabeça no chão, abaixando o quadril em direção aos pés. Repita lentamente, conscientemente, suavemente. Descanse um pouco antes de sentar novamente. E termine com alguns minutos de relaxamento deitado (a).

Entendendo como a dor se instalou e aplicando essas dicas, você consegue se livrar da dor e do problema. A dor desaparece de um dia para o outro e os cabelos gradativamente param de cair. Se por azar persistirem os sintomas, procure um médico para um diagnóstico, pois apenas falo dos distúrbios corriqueiros que o yoga ajuda a eliminar.

Você entende como funciona: observar suas dores, estar consciente delas, encontrar as técnicas naturais que possam ajudar a estimular as forças de vida – seja a energia vital (ou prana), empenhar-se para “fazer acontecer”, principalmente liberar um pouco de tempo no seu dia para… relaxar conscientemente.