Prática de yoga traz mesmos benefícios da técnica de coerência cardíaca

por Nicole Witek

Estudos recentes* nos Estados Unidos revelam a redução das taxas em pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca de maneira como se tivessem emagrecido 20 quilos, o que representa um resultado duas vezes melhor do que com dieta sem sal. Ao mesmo tempo a taxa de DHEA (hormônio da “juventude eterna”) subiu positivamente para todos os participantes do estudo. Esses resultados foram acompanhados também por outros índices surpreendentes como a diminuição do nível de estresse em 22%, e da depressão em 34% para os participantes.

Continua após publicidade

No final de dois meses de “tratamento” os participantes descrevem uma nova capacidade de gestão das emoções, uma diminuição da ansiedade que passou de 33% para 5% e, além disso, a proporção de 20% que sentia raiva, baixou para 8%.

No que diz respeito aos relacionamentos sociais, os grupos aprenderam a monitorar as emoções para trabalhar de forma mais harmoniosa. Num hospital da região de Chicago onde as enfermeiras tinham recebido o mesmo “tratamento”, foram também constatadas melhorias impressionantes: no ano anterior ao tratamento 20% pediram demissão, no ano do tratamento a taxa diminuiu para 4%.

Mais forte ainda, dentro das empresas que propuseram o tratamento aos seus funcionários, foi constatado que a proporção que sentia palpitações cardíacas de maneira quase que crônica passou em 6 semanas de 47% para 30%, e em 3 meses para 25%.

Para esse mesmo grupo, no que diz respeito às tensões no corpo, as taxas passaram de 41% para 15% e posteriormente para 6%; A insônia baixou de 34% para 6% e a sensação de esgotamento passou de 50% para 12%.

Continua após publicidade

Qual é esse tratamento que deveria estar criando ondas de alegria, ser a bênção de todos os médicos, psicólogos, profissionais da saúde, bem como do Ministério da Saúde e do Governo? Já ouviram falar desse tratamento que não custa nada, não cria dependência, diminui as idas aos consultórios, clínicas e hospitais?
Onde se encontra essa pílula? Onde se faz a injeção? Quais são os lugares onde se recebe tal “tratamento”?

Técnica de coerência cardíaca

Estou falando da “coerência cardíaca” cujo conceito foi revelado pelo Instituto Heartmath** há aproximadamente 15 anos. Nessa época fiz uma palestra sobre as técnicas de yoga relacionadas ao coração e aos batimentos cardíacos, a interligação entre o sistema nervoso autônomo e os benefícios das técnicas de yoga. Conheci o Heartmath Institute através das pesquisas que fiz, fiquei curiosa e comprei o “software” que por ser compatível com minhas ideias, ofereci a vários membros da minha família que nunca praticariam yoga, mas que poderiam tratar-se em casa.

Continua após publicidade

O conceito da coerência cardíaca vem das pesquisas em neurociência e neurocardiologia. Sua prática tem múltiplas vantagens que permitem aos poucos livrar-se dos remédios químicos cujos efeitos, a longo prazo, podem prejudicar a saúde.

O tratamento em casa é simples: com a ajuda do seu computador e de um captor colocado na ponta do dedo ou no lóbulo da orelha, é captada a frequência cardíaca. Assim, as variações nas ações do sistema nervoso autônomo são coletadas e visualizadas por meio de um gráfico que permite o monitoramento visual dos batimentos cardíacos. Gerenciando o ritmo respiratório e através das imagens na tela do computador e, posteriormente, das imagens mentais e emocionais, torna-se possível baixar o nível de estresse e consequentemente a pressão sanguínea, entre outros.

Por quê?

Somos treinados intelectualmente para enfrentar crises, porém fica difícil harmonizar nossas emoções. Ainda mais, quando nosso sistema é acostumado a acumular o estresse sem medidas para o reequilíbrio, ele fica desajustado e funciona de maneira geral com “sobrecarga”. O coração é o espelho de todas as modificações internas e externas: os eventos do funcionamento do corpo, bem como todos os parâmetros que vêm do meio externo como do meio emocional, modificam o traçado que o “software” revela. Monitorando as batidas do coração com a ferramenta da respiração e escolhendo conscientemente uma emoção positiva, podemos equilibrar o sistema nervoso e gradativamente livramo-nos dos efeitos colaterais da sobrecarga neste sistema.

O “software” ajuda a visualizar e a se dar conta da situação.

Mas podemos, praticando yoga, chegar ao mesmo resultado. A base do Hatha Yoga sendo a respiração há uma redução dos efeitos do estresse e, num prazo relativamente curto, uma reeducação do sistema nervoso.

Praticar yoga é praticar a consciência alerta: prestar atenção. Prestar atenção ao que estamos sentindo, prestar atenção às nossas emoções, isso também chama-se yoga. Levamos nossa atenção para o “órgão coração” e para a dupla formada por coração e pulmões.

Levando a atenção para essa região do corpo, seja na prática da sequência de Hatha Yoga, ou no momento que sentimos emoções perturbadoras, é possível equilibrar nosso clima interior. Ainda mais se tivermos na nossa “biblioteca emocional” uma lembrança gostosa de um momento de graça, teremos, sem a ajuda de nenhum computador e em qualquer lugar, reorganizado o casal “coração + pulmões” com o casal “sistema nervoso autônomo + emoções”.

Assim colocamos em funcionamento um “círculo virtuoso” restabelecendo o equilíbrio do sistema nervoso que se transmitirá ao ser, integralmente, através do coração.

Se você quiser sentir os efeitos positivos da coerência cardíaca, compre o software, porém saiba que a coerência cardíaca é um “pedaço” do conjunto maravilhoso de técnicas de yoga. Praticando yoga, você terá naturalmente os mesmos efeitos e ainda mais todos os benefícios do yoga.

* David Servan-Schreiber no seu livro “Curar”.
**http://www.heartmath.org/