Prática de yoga alivia estresse do parto

por Nicole Witek

Hoje, mais provavelmente você, futura mamãe, escolheu, preparou, programou a chegada do seu bebê ao mundo. Com certeza procurou o melhor para seu nenê: o momento, o hospital, o obstetra…

Continua após publicidade

Talvez tenha pensado que seria interessante praticar yoga para chegar mais pronta ainda para esse momento, que dará a partida a duas novas vidas: a sua e a do novo ser. Você tem razão, o yoga pode ser de um grande apoio.

Flexibilidade e consciência corporal

Sessões de meia hora, de três a cinco vezes por semana, serão bem-vindas para aliviar as costas e acompanhar as modificações de seu corpo, dando foco a região lombar e evitando as dores nas costas. Trata-se, nesse período especial, de posturas adaptadas. Posturas clássicas que serão praticadas em decúbito dorsal (de barriga para cima) ou decúbito lateral (deitada de lado), por exemplo. Se o professor de yoga recebeu a formação adequada, saberá como acompanhá-la durante a gestação.

Mais para o final da gestação, práticas de falsa inspiração acompanhadas por contrações do assoalho pélvico, ajudarão a aumentar o tônus e ao mesmo tempo a elasticidade do diafragma respiratório, como do diafragma pélvico.

Continua após publicidade

Lembro que, estudar a anatomia de seu corpo e a anatomia da gestação será indispensável para que a consciência corporal seja intensificada e as práticas melhor entendidas e executadas.

Você já me conhece: não existe verdadeiro yoga sem consciência corporal nem imagem mental. Quanto mais você souber como funciona seu corpo, melhor estará sua consciência corporal e mais eficiente serão as práticas.

O yoga lhe ajudará a relaxar… por quê?

Continua após publicidade

O nascimento tranquilo do bebê depende da confiança da mãe nos processos fisiológicos: na sua própria natureza, nos médicos, no hospital. A tensão, bem como o relaxamento geram um clima emocional que modificam a química interna. Quanto mais confiante, mais descontraída a mãe ficará, mais sereno será o parto.

O clima de confiança não se constrói de um dia para outro. As aulas de yoga durante a gestação treinam a futura mãe para esse momento. É importante evitar todo tipo de estresse para não perturbar o funcionamento geral do seu corpo e da sua mente. Isso deve ser aprendido. Muitas pessoas – até eu às vezes (ver o artigo anterior – clique aqui e leia) – não percebem o estresse quando ele começa a invadir a circulação sanguínea. O yoga é o preparo indispensável para um parto tranquilo. O estresse é o inimigo silencioso que solapa nossa saúde: quando percebemos os efeitos desastrosos, já é bem tarde. Porém, nunca tarde demais!

O foco na respiração, que é a interface entre o físico e o emocional, ajudará a manter-se “zen”.

O yoga proporciona a educação necessária para a percepção e a modificação da respiração. O yoga conhece esse vínculo entre o corpo e a alma melhor do que qualquer ciência moderna. Expirações compridas, pelas narinas, ajudam a relaxar mais ainda, a apaziguar corpo e alma, a instalar uma atmosfera interna de calma e tranquilidade.

Algumas respirações, as mais amplas possíveis, levando em conta o volume do ventre, acompanhadas por contrações da região do períneo no final das expirações, terão efeitos extraordinários sobre o sistema nervoso e garantirão a calma da futura mãe.

Relaxamento

O relaxamento programado e decidido acompanhado da visualização é indispensável para construir a confiança necessária e evitar o estresse que dificulta o parto.

Todos os dias, durante os três últimos meses, é importante reservar um tempo para construir uma imagem positiva desse momento único da vida da mãe.

Receita para um relaxamento bem feito

– Deite numa posição confortável, com todas as almofadas e cobertores necessários para criar um ninho confortável e aconchegante.

– Preste atenção à respiração, o tempo necessário para internalizar seus pensamentos e “se reunir” nesse momento, nesse lugar.

– Leve a atenção para a mão direita e sinta as sensações da circulação sanguínea e de todas as forças de vida dessa mão. Assim que a sensação ficar nítida, transporte, desloque essa mesma sensação aos poucos para cada parte do seu corpo, até seus olhos.

– Leve essa mesma sensação agora para seu ventre onde as forças de vida estão intensificando seu trabalho. Foque sua atenção por alguns segundos no seu ventre, imaginando seu bebê crescendo na paz e na tranquilidade do seu útero. Não tenha pressa, pelo contrário, curta cada segundo. Sua atenção focada servirá para multiplicar os efeitos da sua concentração para cada órgão do seu corpo e para a “fabricação” harmoniosa e confiante do seu bebê. Imagine que tudo ocorre maravilhosamente bem, tanto o crescimento do bebê como o nascimento. Imagine o quanto a natureza é perfeita e o quanto tudo se organiza para a perenidade e a continuação da linhagem humana. Sinta paz, confiança, serenidade e permaneça um tempinho nessa atmosfera tranquila que você criou.

– Decida, uma vez por todas, que você estará “zen” ao longo da sua gestação, que sua confiança ficará firme e sólida, ao longo dos nove meses.

– Além de sentir-se bem, você, futura mamãe, sentirá sua força de vontade multiplicada, seu pensamento focado e forte, sua determinação consistente. O estresse não pode atingir-lhe, sua decisão de ter uma gestação e um parto serenos é inabalável. Relaxe, está tudo bem, tudo tranquilo… Sorria, e que um leve sorriso apareça nos seus lábios, antes de se espreguiçar e voltar ao seu dia.

Mais informações: http://www.degasquet.com