Prática de yoga ajuda a evitar quedas em idosos

por Nicole Witek

Por que não se fala tanto de yoga para a terceira idade?

Continua após publicidade

Nessa era onde prestigiamos a juventude, o corpo malhado e a saúde perfeita, *no Brasil, onde a idade média da população é de 27,81 anos (Finlândia: 40,97 anos, Estados Unidos 36,27 anos) poderíamos pensar que a tendência seria de deixar de lado essa faixa da população. Mas existem empresas altamente interessadas na saúde das pessoas da maturidade.

A última palestra sobre a terceira idade da qual participei, era organizada por uma seguradora. Qual é o tamanho do interesse de uma campanha de seguros para o yoga? Muito grande! E vocês vão entender o porquê.

Essa campanha de seguros estava se queixando do número de pessoas internadas para cirurgia e a adaptação de prótese da articulação do fêmur com o quadril. A meta dessa palestra era sensibilizar os professores de yoga para ajudar na prevenção dos tombos numerosos e desastrosos que geram custos elevadíssimos.

Como evitar as quedas?

Continua após publicidade

Aqui está uma lista breve:

– trabalhando a visão e os olhos

– treinando o equilíbrio

Continua após publicidade

– exercitando as articulações dos pés, joelhos e coxa com quadril

– mantendo a coluna vertebral sadia e com flexibilidade

Dentro das técnicas de yoga tem exercícios fáceis, tranquilos e gostosos que vão melhorar a cada dia o conforto dos praticantes.

Os exercícios para os olhos ajudam a manter a boa saúde da retina e das outras partes do olho, permitindo assim uma boa acomodação do olhar para enxergar os degraus, as mudanças na altura do chão e para pisar firmemente.

O pé é a base de uma boa estática. O yoga propõe exercícios que dão flexibilidade aos dedos dos pés, fortalecendo, ao mesmo tempo o arco do pé para uma boa sustentação. De baixo para cima, a partir do pé, reequilibramos as forças dos músculos, mantendo os joelhos numa posição correta. Esse equilíbrio justo da perna permite o nivelamento da bacia e o trabalho preciso da articulação da coxa com a bacia.

De cima para baixo, o yoga se concentra na flexibilidade da coluna vertebral: da região da nuca até o cóccix. A musculatura profunda da coluna vertebral, muitas vezes fica dura e 'congelada' de tal forma que o eixo de gravidade se encontra modificado, favorecendo as caídas para frente.

O yoga favorece altamente essa flexibilidade e é imprescindível para se ter mais conforto na vida. Uma coluna vertebral macia, elástica é a garantia de uma boa posição que, além de prevenir as quedas, dá mobilidade e juventude.

Aqui estão uns pontos para facilitar o equilíbrio e prevenir assim os tombos que poderiam levar a pessoa a sofrer um acidente. Essas razões já seriam suficientes para iniciar a prática do yoga.

E, além destes motivos, existem muitos outros para se fazer yoga na terceira idade! Quem pratica de maneira regular verá os distúrbios leves aos poucos desaparecer (digestão melhor, sono mais tranquilo, dores musculares aliviadas…) ao mesmo tempo em que serão exercitadas a concentração e a memória.

O yoga, ainda mais, tem uma dimensão além do superficial. O yoga aproxima cada um – aos poucos – do seu verdadeiro ser. A prática do yoga não entra em conflito com os sentimentos religiosos, pelo contrário. A cada aula o corpo se torna um espaço mais sagrado onde a vida se manifesta.

Não tem nada mais lindo que um corpo que funciona bem, que responde ao comando, que favorece a dignidade e a autonomia e revela suas aptidões pessoais. Entrar na terceira idade não quer dizer 'ficar doente'. Podemos ganhar anos, maturidade, sabedoria e experiência de vida, com saúde, bem-estar e equilíbrio – externo e interno.

Com certeza, o yoga é uma ferramenta fantástica para manter o equilíbrio no espaço, ajudar as seguradoras a reduzir os custos, mas o yoga vai muito além disso… você não acha?

Não tem idade para praticar yoga. Nunca é tarde para começar!

*Fonte: Imago Mundi