Para aprender, é preciso se emocionar

O espaço escolar precisa ser voltado para a educação emocional. O sistema límbico – território das funções afetivas no encéfalo – tem que ser compreendido no que dizrespeito à sua funcionalidade. Emoções e sentimentos movem os seres humanos e afetividade, enquanto aliada ao fazer educativo, pode fazer a diferença na vida deprofessores e alunos, consolidando memória e construindo aprendizados.

Em suma, o educador deve buscar na afetividade o meio por onde vai construir o seu fazer pedagógico. Os laços afetivos entre professor e aluno garantem uma aprendizagem mais feliz, sem traumas e sem dores. Mais confiantes se tornam os alunos e mais educador se sente o professor. A cognição não vem antes da emoção; é a emoção que leva a cognição para patamares intocáveis.

Continua após publicidade

A memória é uma faculdade cognitiva de extrema importância, pois ela carrega a base de todo o nosso saber.

Desde o nosso nascimento, é pela memória que constituímos a base do conhecimento de toda a nossa vida. Conhecimentos dos mais básicos como o ato de andar, falar e comer, ou até os mais complexos, só são possíveis graças à capacidade de armazenamento de experiências do nosso cérebro através da memória.

Armazenando lembranças de experiências positivas e negativas nós podemos decidir quais atitudes tomar ou evitar, como devemos agir diante de tal situação e até nossas preferências e costumes e dessa forma a nossa personalidade se amolda. O registro dessas experiências através de fatos vividos e observados, podem ser resgatadosquando necessário, faz com que a memória seja a base para aprendizagem.

 

Continua após publicidade