Vivemos há quase duas décadas uma relação de aparências. O que fazer?

por Eduardo Yabusaki

Manter-se num relacionamento de aparências não é tão incomum quanto se pensa. Inúmeras podem ser as razões que levam a essa situação.

Continua após publicidade

Nos deparamos com relacionamentos que são muito bons, outros excelentes, outros conflituosos, mas viáveis, enfim, inúmeras formas de viver e conviver dentro de uma vida a dois. Entretanto, sabemos que muitos relacionamentos permanecem, simplesmente por uma circunstância ou por interesse, sem que necessariamente os sentimentos, ideais ou desejo estejam no predomínio.

Outros perduram por comodidade, medo da solidão, comprometimento social, envolvimento familiar, proteção aos filhos… Enfim, meramente por aparências e não por sentimentos, afeto ou significado.

Pode parecer estranho, ou mesmo cruel e insensível, fazer tais afirmações. Deparo-me com esses casais em meu consultório e eles estão em nosso entorno. Basta observarmos e abrirmos nossos ouvidos que rapidamente identificaremos uma situação assim ou com grande potencial de se tornar.

Quando avaliamos e concluímos que estamos vivendo essa situação, bate uma angústia e até o desespero, pelo tempo perdido, sentimentos abandonados, falta de motivação, prazer e alegria no relacionamento… Diante disso tudo, o que fazer? É possível mudar ou é melhor pular fora logo? Dá para resgatar o relacionamento e ser feliz?

Continua após publicidade

Muitas perguntas sem respostas vêm à tona, junto com angústias, conflitos, dor e sofrimento, que só fazem aumentar tristeza e incerteza. Nessas condições o melhor é não decidir nem fazer nada. O turbilhão precisa ser acalmado aos poucos com respostas às perguntas básicas. Não queira responder ou resolver tudo numa tacada só.

1. Procure centrar-se em seus sentimentos, afetos e emoções: acalme-os e acima de tudo acredite que pode vivê-los de forma mais positiva, saudável e prazerosa.

2. Avalie tudo que viveu nessa parceria. Por mais que constate que tenha vivido de aparências por tempos, certamente têm aspectos bons e positivos entre vocês, como identificações, afinidades, bons sentimentos e valores.

Continua após publicidade

3. Ressalte os seus valores e características positivas, e faça o mesmo com o seu par. Deixe as mágoas, ressentimentos e tristezas para trás, pois em nada irão ajudar a se reestruturarem.

4. Discutam um projeto conjugal juntos para estabelecerem condições para atingirem os anseios, desejos e interesses para um bom relacionamento.

5. Cultivem a oportunidade de se aprofundarem sincera e honestamente, sem máscaras ou máculas, um no outro, agora a transparência e clareza são primordiais.

6. Pensem que para poder resgatar, reconstruir e redirecionar o relacionamento de vocês, é preciso ter condições básicas de tranquilidade, tolerância, boa comunicação, bom humor, descontração, paz, serenidade, compreensão, afeto, cultivo de bons sentimentos… Enfim, estímulos que possa conduzi-los a uma trajetória de futuro, desejo e amor.

Lembre-se que destruir é sempre mais fácil e num relacionamento precisamos o tempo todo estar atentos ao que estamos e iremos construir. Lute, acredite e ame sempre!