imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Perdi 12 quilos, mas a barriga continua com muita gordura. O que faço?

Barriga é um dos últimos locais a perder gordura

27 out, 2016

por Milena Liste

Resposta: Tenho plena consciência que essa perda vem acompanhada de mudanças de hábitos alimentares, sociais, físicas e emocionais. Parabéns pelo seu esforço. Apesar dessa perda, nós perdemos proporcionalmente os milímetros de camada de gordura.

Infelizmente, a camada de gordura abdominal na mulher, devido aos hormônios (também a idade, biotipo, características genéticas, entre outras) é, proporcionalmente, maior do que outros lugares, como por exemplo, panturrilha ('batata da perna') e antebraço. Assim, por mais que emagreçamos, um dos últimos lugares a diminuir a camada de gordura é no abdômen.

Algumas estratégias para ajudar a aparência (note bem, o que vai continuar diminuindo é a perda de peso), é massagem abdominal com drenagem linfática, aplicação de alguns recursos como ultrassom estético, exercícios localizados para os músculos abdominais, reeducação postural reposicionando o quadril, lombar além dos ombros e peitos.

Boa sorte e parabéns!


Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. A professora de Educação Física e Fisioterapeuta, Milena Imaizumi, responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.



O que você achou do novo Vya Estelar?