Entrevista de emprego: saiba como se dar bem

por Roberto Shinyashiki

Com muitas empresas enxugando o quadro de funcionários e mais postos de trabalho sendo fechados por causa do atual momento de instabilidade econômica que o Brasil atravessa, os profissionais que estão em busca de uma recolocação encontram dificuldades até mesmo para conseguir uma entrevista de emprego.

Continua após publicidade

Quando os profissionais são chamados para uma conversa com o recrutador, e até mesmo com futuro gestor, precisam encarar o momento como uma grande oportunidade. Estar preparado pode ser fator determinante para a conquista da tão sonhada vaga.

Apesar de o momento ser de muita tensão e expectativa para muitos candidatos,  vejo que muitas pessoas ficam estressadas durante a entrevista de emprego, porque estão sempre pensando que precisam ser perfeitas, não podem cometer erros, têm que saber responder tudo e precisam ter uma atitude impecável.  Mas é preciso ter muito cuidado, porque essa ansiedade por buscar a perfeição acaba levando o candidato a um estresse e a uma ansiedade exagerada e desnecessária.

Na hora da entrevista, o profissional precisa ter em mente que o recrutador ou a pessoa que está fazendo a entrevista só tem uma preocupação: contratar uma pessoa que resolva algum problema da empresa. Por isso, é muito importante que o candidato esteja muito bem preparado, estude, busque informações sobre a empresa da qual participará do processo de seleção e concentre todos os esforços para mostrar que ele é um profissional capaz de ajudar essa empresa.

Quando a gente foca a atenção no outro, a gente tira a angústia. Eu costumo sempre traçar um paralelo dessa situação com a turbulência no avião. Se a pessoa ficar quieta olhando para dentro de si, vai ficar ansiosa, estressada e preocupada. Mas se ela tiver alguém ao lado que precise dela, só o ato de ajudar faz com que ela se esqueça dela e relaxe. Dessa forma, o medo diminui, e até passa.

Continua após publicidade

Outro momento em que o candidato deve ter bastante atenção é na hora de se comunicar com o entrevistador para não passar a imagem de uma pessoa arrogante. A pessoa arrogante fala de si o tempo todo, enquanto a pessoa confiante fala do outro durante a maior parte do tempo. A pessoa arrogante não se comunica. Já a pessoa confiante cria vínculos através do olhar.

Quem é arrogante não se importa com o outro, fala sem prestar atenção na pergunta, na expressão facial e na postura corporal do outro. A pessoa confiante sabe se impor.  

É muito importante que o profissional entenda quais são essas diferenças para ter um bom desempenho na hora da entrevista.  Acredite em si e dedique-se às oportunidades da vida.

Continua após publicidade