imagem de capa

Comportamento

Carreira

Acabou de se formar? Faça um zoom-out da sua carreira

Onde eu quero estar daqui a 20 anos?

10 nov, 2016

por Roberto Santos

"Estou me formando agora em Relações Internacionais pela Facamp, e tenho a possibilidade de fazer uma bidiplomação em Economia com mais um ano de faculdade. Entretanto, já estou decidido que quero trabalhar em banco de investimento. Gostaria de saber se, na sua opinião, devo completar o ano de economia, ou focar em uma pós- graduação para entrar no mercado?"

Resposta: Seu questionamento é muito pertinente e revela algum paradoxo entre dúvida e decisão quanto às opções colocadas e o tempo pode ser o denominador comum e parte da resposta.

Antes de seguir na análise de sua dúvida, cabe a reflexão — “onde eu quero estar, fazendo o quê, em que cargo, ou em que empresa ou tipo de empresa, daqui a 20 anos?” Já tem isso definido? Ótimo. Agora se você der um “zoom-out” — como se virasse o binóculo ao contrário — e enxergasse o presente momento da sua carreira, lá do futuro, qual caminho terá maior probabilidade de levá-lo aonde quer chegar?

Quando fazemos o “zoom-out” com esse horizonte de 20 anos, as pressões atuais de uma decisão de curto prazo, se relativizam. A ânsia de logo iniciar uma pós-graduação relacionada ao campo que está pensando em trilhar neste momento pode ser revisitada em relação a um investimento de “apenas” um ano que poderá lhe trazer não apenas uma “bidiplomação” que tem sim seu valor, mas poderá agregar conhecimentos que ampliarão sua atuação macro, mesmo no segmento de investimentos. Esta área de interesse poderá levá-lo a uma carreira em bancos, onde Economia poderá ser bem valorizada.

Além disso, você deveria considerar se seu aproveitamento em uma pós-graduação relacionada a banco de investimentos não agregará muito mais se cursá-la quando já tiver experiência na área.

Acredito que a entrada nesse mercado será muito mais facilitada por características de seu perfil pessoal e motivação para a área do que pelo fato de estar cursando ou ter concluído uma pós. Espero ter colaborado com seu "zoom-out” para dar um "zoom-in" e fazer o que for melhor hoje para levá-lo a seu destino de sucesso!


Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br

O que você achou do novo Vya Estelar?