Entregar-se na relação pode ser um problema?

por Eduardo Yabusaki

Lamentavelmente temos nos deparado com a ideologia de que se entregar emocionalmente no relacionamento a dois seja associado como algo negativo ou demonstração de fragilidade. Verdade é que expressar sentimentos, afeto e emoções é essencial para se fazer conhecer e entrar em contato com a essência do outro. Por conta dessa ideologia muitos casais deixam de vivenciar essa experiência.

Continua após publicidade

É preciso que deixemos de querer teorizar tudo e viver mais; deixar de querer entender os sentimentos e soltá-los livremente, não querer controlar todas as circunstâncias e permitir que a afetividade flua naturalmente.

Isso tudo pode parecer simples ou óbvio, porém é o que menos tem acontecido entre as pessoas em seus relacionamentos; ficam receosas em se mostrar, se entregar aos próprios sentimentos. Enfim, deixam de curtir de forma mais plena as vivências do dia a dia.

Por que se apaixonar, se envolver, se entregar e viver intensamente seria um problema?

Ao contrário, não seria esse o momento oportuno de deixar isso tudo fluir e poder conhecer o outro e, ao mesmo tempo, se mostrar em sua essência, sentimentos e emoções?

Continua após publicidade

Pode sim ser um problema, se isso tudo não for minimamente correspondido, o que pode acontecer se uma das partes ficar só na idealização do que possa ser o relacionamento e não observar os sinais que naturalmente acontecem quando nos manifestamos afetivamente.

Não existe fórmula para se avaliar isso ou medir o grau de envolvimento e de reciprocidade. Portanto, mais do que se preocupar, procure curtir e aproveitar.

Dicas de percepção e sensatez para se entregar e deixar a relação fluir:

Continua após publicidade

1. Mais do que sentir-se insegura em demonstrar entrega excessiva, procure mostrar-se em seus melhores sentimentos e com a intensidade que emergirem.

2. Avalie se há manifestações de envolvimento por parte do seu par. Porém, não espere que sejam da mesma forma ou intensidade. Lembre-se que cada um tem o seu jeito de viver e demostrar.

3. Não tenha receio ou medo do envolvimento ou intensidade conforme forem acontecendo. Por vezes, na tentativa de conter a impulsividade ou o apaixonamento intenso, pode-se acabar inibindo sentimentos ou emoções que poderiam fazer a diferença. Portanto, não se reprima.

4. Não tema por aquilo que não sabe ou não aconteceu. Ou seja, não fique presa ao que dizem ou o que possam pensar a seu respeito ou sobre o relacionamento. Viva e entregue-se ao que estiver acontecendo entre ambos.

Amar é viver os sentimentos, emoções e afeto com intensidade, alegria, descontração, diversão, tranquilidade e prazer. Permita-se e seja feliz!