Narcisistas no trabalho: comportamento é tóxico para a organização

por Revista do RH

Todo mundo fala hoje em narcisismo. O comportamento é geralmente associado às pessoas que pensam demais apenas em si mesmas, e não dão a mínima para o sentimento dos outros.

Continua após publicidade

Acontece que o narcisismo pode abrigar uma miríade de comportamentos que pode chegar a extremos, tornando-se uma doença.

De acordo com a Hogan Assesments, a força por trás do comportamento narcísico é o fato de que esse indivíduo se considera único ou excepcional de alguma forma. Uma das hipóteses para a origem desse comportamento é o fato de que esses adultos foram criados com um frequente reforço positivo, sem limites ou disciplina necessários para aprender quais são seus limites e os limites dos outros.

Algumas vezes, uma história individual de exclusão, rejeição ou doença pode criar no indivíduo a crença de que ele é excepcional, pela virtude de ter experimentado circunstâncias desafiadoras. A segurança que essas pessoas exibem publicamente mascara a insegurança interna; entretanto, seus sentimentos negativos podem ser tão profundos que chegam a ser inacessíveis.

Ainda que algumas doses de narcisismo no trabalho possam ser positivas, existem alguns tipos de narcisistas que podem causar um verdadeiro problema para o time.

Continua após publicidade

Os cinco tipos de narcisistas

O narcicista “sabe-tudo”

Esse tipo de profissional está sempre pronto a dar a sua opinião, não importa se alguém pediu ou não. Geralmente é difícil a colaboração, porque esse indivíduo se considera melhor que todos os outros – além, é claro, de nunca ouvir o que outros têm a dizer.

Continua após publicidade

O narcisista “grandioso”

Esse é o narcisista clássico: ele se considera mais importante e mais influente que todos os outros. Acredita estar destinado a ter grandes posições na empresa e muitas vezes constrói em torno de si uma aura de carisma que atrai muitos.

O narcisista sedutor

Esse é o tipo de indivíduo que manipula as pessoas fazendo-as sentirem-se bem consigo mesmas. No trabalho, parece que essa pessoa admira o seu trabalho mas, na verdade, a intenção é usar os outros para atingir seus objetivos pessoais.

O narcisista que faz bullying

Esse, infelizmente, também é um tipo comum. É aquele tipo de pessoa que gosta de humilhar os outros para provar a si mesmo a sua superioridade. Em uma perspectiva radical, é o tipo de profissional que faz com que os outros se sintam mal consigo mesmos para conseguir seus objetivos pessoais.

O narcisista vingativo

Esse é aquele tipo de profissional que, quando se vê supostamente desafiado por outro, quer, literalmente, tirar sua ameaça potencial do circuito. Quando chefes, vão manter uma reputação ruim sobre seus subordinados e esconder informações cruciais.

Mesmo que esses vieses de comportamento possam parecer difíceis de serem trabalhados, é possível, por meio do coaching, melhorar alguns aspectos.  Se o desenvolvimento pessoal é apresentado como uma estratégia para avançarem em sua agenda pessoal, os narcisistas podem ser levados a compreender como avançar no ambiente profissional sem causar tantos problemas à equipe.

Fonte: Revista do RH/Hogan Brasil: www.revistadorh.com.br