Grande diferença de idade pode ser prejudicial à relação ao atingir a velhice?

por Anette Lewin

“Vivo um relacionamento no qual sou dez anos mais velha. Algumas vezes me pego pensando em mim lá na frente, velhinha, e ele ainda novo. Como trabalhar essa parte da atração física eu sendo tão mais velha, me sinto insegura, sendo que deveria ser ao contrário. Todos os amigos dele são mais novos e isso tudo tem me cansado bastante. Amo muito essa pessoa, mas atitudes imaturas dele sempre me deixam pensativa e triste. O que fazer?”

Continua após publicidade

Resposta: Primeiramente temos que avaliar se você está preocupada com sua vida amorosa do presente ou com a do futuro. Parece que o questionamento sobre a diferença de idade já existe no presente, pelo menos no que diz respeito aos relacionamentos sociais.

Os amigos dele são mais novos, você diz, e isso a cansa. Por quê?

Será que socialmente você não se sente preparada para lidar com pessoas de todas as idades?

Sente-se excluída da turma dele?

Continua após publicidade

Ele muda o tratamento que dá a você quando estão em grupo?

Pense nisso e, caso entenda que você não se sente à vontade com os amigos dele, pergunte-se se você é obrigada a participar desse tipo de atividade social.

Independentemente da idade, o casal pode ter interesses sociais diferentes. Nem sempre o marido gosta das amigas da esposa e vice-versa. Neste caso o mais sensato é cada um se relacionar socialmente com quem se sente bem.

Continua após publicidade

Com relação à diferença de idade no futuro, fica muito difícil prever o que pode acontecer. Por lógica, supõe-se que um casal que se dá bem a ponto de envelhecer junto não terá maiores problemas com o passar do tempo. Assim, talvez o melhor seja não levantar esse tipo de preocupação enquanto o relacionamento corre em harmonia.

Pensar muito no futuro pode tornar as pessoas ansiosas. E excesso de ansiedade, insegurança e altas angústias são fatores que têm uma probabilidade bem maior de afastar cônjuges do que idade.

Você se mostra preocupada com a perda de atratividade física com o envelhecimento. Não podemos dizer que essa preocupação é infundada. Afinal, para os homens em geral,  o visual feminino é importante. Mas se ele escolheu uma mulher mais velha, é porque se sente atraído… por uma mulher mais velha. Ambos envelhecerão com o tempo e nunca se sabe quem parecerá mais conservado no futuro. Depende da genética, dos cuidados estéticos, dos cuidados com a saúde física e mental. Assim, o importante é que você se cuide física e emocionalmente para que não deixe de ser uma parceira interessante e atraente em qualquer fase de sua vida.

Lembre-se que você escolheu um homem mais jovem para se relacionar. Tente entender o porquê dessa escolha e avalie, de tempos em tempos, se você ainda se sente bem com a pessoa escolhida. Afinal, relacionamentos podem ser válidos apenas por um tempo nos dias de independência econômica de homens e mulheres. Se ele pode não se sentir mais atraído por você com o passar dos anos, a recíproca é verdadeira.

Assim, ao invés de ter medo de ser avaliada como velha no futuro, tente avaliar se seu companheiro jovem atende suas expectativas amorosas. Em qualquer idade. Em qualquer momento. Você não pode decidir por ele, agora ou no futuro, mas é absolutamente livre para decidir por você. Em qualquer momento da sua vida. Alie-se à sua liberdade de escolha ao invés de aliar-se à imprevisibilidade da escolha alheia.