Três dicas de como lidar com as preocupações de forma produtiva

por Thaís Petroff

Se você é uma pessoa ansiosa, com certeza se preocupa com muitas coisas.

Continua após publicidade

Muitas pessoas que se preocupam acham que assim estão sendo responsáveis ou que a preocupação os ajuda a realizar suas tarefas. No entanto, o que acontece na prática, é que quando estamos preocupados nossa atenção diminui e com ela nosso rendimento. Ficamos mais irritadiços e mal-humorados, geralmente dormimos mal e gastamos um alto nível de energia ficando exauridos.

Desse modo, elaborei três dicas para você lidar com suas preocupações de forma produtiva. Vamos a elas:
 
1ª) Não se “pré-ocupe”. Se ocupe!

Quando estiver preocupado com algo, pense no que pode fazer naquele momento ou a curto prazo para que isso te auxilie a resolver aquela preocupação. Preocupado com uma conta a pagar e está sem dinheiro? Verifique se pode parcelar, pegar um empréstimo, cortar alguns gastos. Preocupado com a reunião de amanhã? Estude a pauta, faça um levantamento do que podem te solicitar, prepare um mapa mental do que irá falar.

2ª) Não pode fazer nada em relação à preocupação? Mude o foco!

Continua após publicidade

Como já abordado em texto anterior, se não puder fazer nada a curto prazo para resolver o problema distraia-se, vá se ocupar com outra coisa, ocupe a cabeça com outros assuntos. Ficar insistindo em pensar em algo no qual você não tem controle não irá mudar essa situação.
 
3ª) Crie o momento da preocupação

Estipule um horário do dia para se dedicar a se preocupar. Deixe que todas suas preocupações venham à mente e anote todas. Repita isso diariamente. Perceberá o quanto as preocupações se repetem e passam a incomodar menos com o tempo. Além disso, para cada uma dessas preocupações, crie um plano de ação de como resolvê-las. Se não estiver ao seu alcance resolvê-las, mude o foco.
 
Agora é só colocar a mão na massa. Experimente cada uma dessas técnicas e percebe qual ou com quais delas você se identifica mais e que te ajudarão a lidar com as  preocupações de maneira mais produtiva.
 
Se quiser me escrever dando um feedback da sua experiência terei o maior prazer em compartilhar dos seus aprendizados.