imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Estou com autoestima baixa ou tenho de fato uma baixa autoestima?

Autoestima significa a forma como a pessoa vê a si mesma

por Eduardo Ferreira Santos

"Ao fazer um teste para avaliar a autoestima e o resultado indica que a mesma está baixa. Isso exigiria um tratamento psicológico? Ou pode ser um reflexo do momento em que a pessoa fez o teste e ela se sentia assim?"

Resposta: Autoestima significa mesmo a forma como a pessoa vê a si mesma e se essa forma a agrada ou não.

Portanto, é preciso considerar dois aspectos: primeiro, estará a pessoa efetivamente se avaliando com critério, critica e humor estável?

Segundo será que, de fato, ela tem qualidades e habilidades que sejam admiradas por si mesma e pelos outros?

Assim, uma pessoa saudável que não consegue agregar valores a si própria, é consistente que tenha uma autoestima baixa.

Já uma pessoa deprimida que não consegue ver seus próprios valores e esteja com a autoestima baixa; o problema está no critério de avaliação, no estado de humor e não nos valores pessoais.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?