Minha filhinha não sai de casa. O que faço?

por Blenda de Oliveira

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

"Ela tem 11 anos, é uma menina linda, bem comportada, meio preguiçosa. Adora mangá e ver anime na TV. Esse é o problema. Ela não sai de casa, só quer ficar trancada no quarto ou sentada no sofá, assistindo a animes e lendo mangás. Convido-a pra sair, ir comer alguma coisa fora, passear no parque, mas ela nunca quer. Já perguntei se ela está triste, mas ela diz que não e que se sente bem e feliz assim. Na escola se dá muito bem com as outras crianças, mas não tem amigas fora desse círculo. Sou separada do pai dela há 2 anos e ele não dá muita atenção pra ela, inclusive fica quase um mês sem vir visitá-la. Somos muito amigas e estamos sempre juntas, conversamos muito e ela sempre me conta sobre seu dia na escola e na casa da avó, onde fica durante o dia, porque eu trabalho e só a vejo de manhã e à noite. Ela tem um irmão de 26 anos que ela adora e os dois sempre veem televisão juntos. Eu não sei o que fazer, pois acho que ela deveria ter mais amigas, querer sair, se distrair. Mas ela insiste que não quer. Eu fico muito triste com isso, parece uma bobagem, mas me incomoda muito."

Resposta: Sim, suas preocupações fazem sentido, mas não vai conseguir muita coisa forçando e me parece que não tem tido essa atitude.

Pode ser que sua filha tenha um misto de temperamento – quase todos que gostam de anime e mangas são mais introspectivos – e, talvez, uma certa retração social provocada por outras questões que não ficam claras.

Seria interessante que você perguntasse para ela se há na escola ou fora grupos que também gostam do que ela gosta. Levá-la para algum evento sobre esses desenhos japoneses e, pela via do seu interesse, tentar um pouco tirá-la do mundinho que construiu.

Continua após publicidade

O irmão pode ser também uma via de incentivo. Já conversou com ele?

O pai faz falta nesse momento e ajudaria muito se tivesse uma presença mais constante. Assim poderiam fazer programas juntos fora de casa.

A idade que ela está leva alguns púberes a necessitarem de muita privacidade, mas devemos estar atentos e sempre chamar e oferecer outras possibilidades. Mesmo que ela não queira, mostre que você quer muito a companhia dela e combine que no fim de semana vocês farão programas juntas. Ela terá tempo de curtir as coisas dela, mas vocês duas terão um tempo fora de casa e juntas. Essa pode ser uma oportunidade de chamar uma amiguinha da escola ou não para um lanche.

Continua após publicidade

Nessas saídas vocês podem visitar lugares que vendem mangás e animes e, também, oferecer outras possibilidades.

Claro não adianta forçar, mas adianta deixar claro que a companhia dela é importante para você. Portanto, não desista. Insista e seja criativa para pensar em programas que incluam interesses dela.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.