Ditadura no amor: ela dá ordens para tudo e sinto-me sufocado

por Anette Lewin

"Namoramos há 4 anos e noivamos há uns 5 meses. Temos um namoro muito bom, estamos construindo nossa casa, existe fidelidade, trabalhamos juntos. Vem acontecendo um problema de poder entre nós. Tudo tem que ser do jeito que ela quer, os horários, as coisas que faço. Se ela me chama na sala dela, tenho que ir imediatamente. Se eu não for no prazo de dois minutos, ela fica emburrada e se diz mal-amada. Para reconciliar, tenho que assumir que toda culpa é minha e tenho que adulá-la. Isso porque no ponto de vista dela, o erro é sempre meu. Estou sufocado."

Continua após publicidade

Resposta: Se ela age dessa forma, é porque você, em algum momento do relacionamento, reforçou a "cara feia" dela. Então ela continua fazendo cara feia quando você não faz o que ela quer. Em primeiro lugar, avalie seu comportamento.

Vamos partir do seu exemplo. Quando ela chama você e quer que você vá imediatamente, existe a necessidade de sua presença imediata ou é um capricho dela? Se existir uma urgência real, por mais que você não goste, terá que se apressar.

Se você chegar à conclusão que é um capricho, tente, aos poucos, mudar sua atitude, passando de "ir imediatamete", para "ir quando você puder". Não adianta tentar fazer mudanças radicais, pois vocês só vão brigar. Avalie tambem por que você, em algum momento da relação, resolveu fazer tudo o que ela queria.

Será que você sente que só fazendo o que ela quer você a conquista?

Continua após publicidade

Será que falta a você autoestima para enxergar as qualidades que você tem e que sustentam essa relação?

Será que a insegurança dela mobiliza você e se confunde com a sua?

Enfim, reflita sobre esses pontos e, aos poucos, encontre um jeito melhor de lidar com a situação.

Continua após publicidade

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.