Qual deve ser a periodicidade de avaliação física em academia e os seus critérios?

por Milena Liste

"Tenho 40 anos, nunca pratiquei esportes e estou fazendo agora aula funcional. Porém, estou com uma dúvida, pois já faz 45 dias e a minha personal ainda não fez a minha a primeira avaliação física, correto? Ou ela já deveria ter feito desde o início?"

Continua após publicidade

Resposta: A avaliação física é de extrema importância em qualquer atividade física.

Nos esportes, quando um atleta, adolescente ou adulto vai iniciar a modalidade para integrar a uma equipe, sem a avaliação física e funcional (adaptada para a modalidade esportiva) não há como "começar". Como verificar se ele joga bem? Está preparado e condicionado? Se tem lesão?

Para atividades físicas voltadas para saúde, bem-estar e fitness, também é a mesma visão.

Como iniciar uma atividade física personalizada ou não, se você não tem um parâmetro até onde você quer atingir? Se você busca saúde cardiorrespiratória (controlar frequência cardíaca, arritmias, falta de ar e fôlego para subir escadas); metabólica (abaixar índices de colesterol e glicose-diabetes, emagrecer); diminuir dores (coluna , artrose de quadril, joelho, recuperar de uma lesão) ou relaxar (diminuir tensão muscular, gerar endorfinas) você deve, em primeiro lugar, avaliar seu corpo como um todo e mais o que você está procurando na atividade.

Continua após publicidade

O que consiste em uma avaliação física tradicional de educação física? Segundo a profissional de Educação Física, Simone Sarti, desde mesmo site:

"(…) Uma boa avaliação física deve ser constituída de uma anamnese; teste de capacidade cardiorrespiratória; antropometria e análise da composição corporal; avaliação postural e avaliação neuromotora.
A anamnese é apenas um questionário detalhado, um resumo sobre seu estilo de vida (hábitos ou vícios), doenças, doenças na família, cirurgias, dores, remédios que toma, alimentação, sono, atividades físicas etc.

O teste de capacidade cardiorrespiratória consta de: eletrocardiograma; teste de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico), que consiste em andar/correr (esteira) ou pedalar (bicicleta ergométrica) em esforço crescente com monitoramento da atividade do coração. Por estar monitorando à atividade cardíaca em esforço, o teste pode detectar problemas que o eletrocardiograma comum não revelaria; costuma ser utilizado para detectar doença arterial coronariana. O ergoespirométrico além de verificar a capacidade aeróbia também verifica exatamente as faixas de batimentos cardíacos que vão determinar a intensidade ideal e personalizada de treinamento. Esses testes devem ser sempre acompanhados por um cardiologista.

Continua após publicidade

Nos testes antropométricos e de composição corporal teremos as medidas de peso e estatura, circunferências (abdome e coxas) e a porcentagem de gordura corporal e massa magra (músculos) feita através das medidas das dobras cutâneas que podem ser feitas com compassos ou aparelhos específicos para isso.

Na avaliação postural, verifica-se através de observação ou fotografia desvios da coluna vertebral, ombros, joelhos, pés, vícios posturais e desequilíbrios musculares.

A avaliação neuromotora compreende os testes de força, resistência muscular localizada e flexibilidade.

A força, capacidade que o individuo tem de vencer uma resistência, é medida através de um equipamento denominado dinamômetro. Os testes para verificação de resistência muscular são feitos através da execução de movimentos repetidos num determinado espaço de tempo e é geralmente feito com abdominais e flexões de braço.

A flexibilidade é o grau de amplitude de movimento de uma articulação ou conjunto de articulações e no teste é medido a capacidade que o músculo tem de se estender ao máximo. É normalmente utilizado para essas medidas um equipamento chamado banco de Wells (…)"

Academias

Nas academias profissionais de Educação Física são capazes de realizar a avaliação física. No primeiro momento você pode achar demasiadamente complexa, mas o profissional de Educação Física pode realizá-la por etapas. A cada dia da semana realiza uma parte.

Não se preocupe se o seu personal ainda não fez sua avaliação. E lógico que seria ideal ter realizado logo na primeira semana de aula, pois você veria como evoluiu em um mês ou num primeiro semestre. Mas ainda há tempo hábil para realizá-la pois dependendo do seu objetivo, você somente terá alteração corporal após 12 semanas.

Operacionalmente, nas academias, as avaliações têm um esquema da seguinte forma: inicial, após 30 dias (optativo) e a cada 6 meses ou por motivos financeiros a cada 12 meses.

Treinamento funcional

Quanto ao treinamento funcional, já na década de 70-80, muitos atletas americanos que se machucavam, na fase de reabilitação com fisioterapeutas e fisiatras, descobriram que movimentos do corpo em desequilíbrio (em pranchas de equilíbrio), porém parecidos com a FUNÇÃO muscular do esporte, os atletas sentiam menos dores e realizam o gesto esportivo cujo objetivo era curar o músculo lesado através do exercício. Deu se o nome de treinamento funcional ("functional training") para essa modalidade de reabilitação.

Vale ressaltar que a característica principal dessa modalidade e o desequilíbrio, seja em pranchas de equilíbrio (que colocam o corpo em desequilíbrio) possibilitam , olhos vendados, superfícies instáveis (minitrampolim), em um pé só , e "imitando" a atividade do dia a dia. Essa imitação das atividades de vida diária são levantar da poltrona, lavar carro, arrumar cama, subir escadas, e assim vai…

Portanto, a aula funcional vai proporcionar exercícios de força e resistência muscular de todo segmento corporal (braços, pernas e tronco, músculos abdominais e lombares) e ativar a circulação corporal através da elevação da frequência dos batimentos cardíacos. Maravilhoso, não acha?

Então, não fique preocupada quanto à sua avaliação física. Agende agora mesmo com sua personal ou em alguma academia que ofereça esse produto, mas a autorização médica e INDISPENSÁVEL para início de qualquer atividade física. Quanto à aula funcional, ela faz parte de uma parte do condicionamento físico geral. Mescle outras atividades como alongamento, caminhadas, natação ou bicicleta.

Parabéns e bons treinos.