Como pensar positivo através da neurolinguística

por Emilce Shrividya

Aprendi em um curso de programação neurolinguistica como criar um modo de pensar e falar positivo, e desenvolver uma maneira correta de se expressar.

Continua após publicidade

A Neurolinguistica explica que o cérebro humano está sempre criando imagens mentais pelas quais nos orientamos com os objetos e com o mundo à nossa volta. De acordo com essas imagens criadas, escolhemos como interagir com o mundo. Nosso comportamento depende da estruturação mental das imagens em nosso cérebro.

Segundo a Programação Neurolinguistica "existem duas maneiras-chave pelas quais a mente recebe os dados dos sentidos com os quais criamos essas imagens. Uma é pelo que vemos e, a outra é a da linguagem que ouvimos. Essa é conhecida tecnicamente como uma imagem verbal, que tem um efeito poderoso no comportamento humano". Dessa maneira, temos que aprender a nos comunicar de maneira mais clara e positiva.

É preciso entender também que "o cérebro opera com um processo interno conhecido como Dissonância cognitiva que trabalha em conjunto com a imagem visual". Quando uma imagem é criada, o cérebro procura transformar aquela imagem visual em realidade.

Se não entendermos como o cérebro funciona, teremos imagens mentais negativas que vão criar ações e consequências negativas. E, por isso, muitas vezes, nós nos expressamos errado ao falar.

Continua após publicidade

Para a boa educação das crianças, é importante escolher as palavras certas para nos comunicar, e assim, evitar crianças teimosas, rebeldes ou com baixa autoestima.

As imagens mentais positivas são essenciais para uma boa comunicação. Precisamos ajustar as imagens negativas para positivas. E, conscientemente, escolher nossas palavras para comunicar as ideias e pensamentos da maneira correta.

A Programação Linguística ensina algo muito curioso sobre a palavra NÃO. Essa palavra existe apenas na linguagem e não na experiência. Nosso cérebro não pode processar a palavra "não" em termos de imagem visual. É como se não existisse a palavra" não" dentro da mente. Quando apresentado com um "não", o cérebro imediatamente cria uma imagem que "não" era para ser criada. Se alguém nos disser: "Pense em NÃO". Nada vem à nossa mente. No entanto, se alguém nos pedir: "Não pense na cor vermelha". Provavelmente, vamos pensar na cor vermelha.

Continua após publicidade

Como o cérebro não processa a palavra NÃO, uma pessoa que deseja emagrecer não terá sucesso em emagrecer e continuará comendo muito se pensar assim: "Não posso engordar". "Não posso comer demais". Ela teria que pensar: "Posso emagrecer". "Eu como com moderação." "Estou conseguindo emagrecer".

Da mesma maneira, quem deseja vencer o hábito de fumar, de beber, ou de hábitos errados, precisa se tornar consciente de como usa palavras negativas.

Em vez de ficar lutando, pensando e falando: "Não devo fumar". "É difícil demais". Deve pensar: "Eu decidi parar de fumar porque me amo. Sou forte para vencer".

Em vez de pensar e dizer: "Não devo beber". "Sou fraco para conseguir parar de beber". Pode pensar e falar: "Quero parar de beber e vou conseguir. Eu mereço ser saudável". "Eu decidi parar de beber." "Já sou feliz".

Vou dar mais alguns exemplos comuns da comunicação diária:

Em vez de dizer: "Não deixe isso cair." Diga: "Segure com firmeza.".
Em vez de dizer: "Não se atrase". Diga: "Seja pontual".
Em vez de falar: "Não se machuque". Melhor dizer: "Evite se machucar".

Outros exemplos:

Um pai fala para o filho: "Não faça muitos erros na prova ou você será reprovado". Ao falar assim, foram criadas duas imagens: Faça erros e reprovação. O pai poderia dizer: "Acerte o máximo que puder e receberá uma ótima nota".

Uma mãe diz para a filha: "Não se esqueça de levar seu casaco ou ficará doente". Ela deveria refazer a frase para: "Lembre-se de levar seu casaco se estiver frio e ficará saudável.".

Devemos falar no positivo. Dizer o que queremos e não o que não queremos.

Em vez de dizer: "Eu espero aprender inglês". Afirme: "Eu sei que vou aprender inglês".

A palavra espero deixa dúvidas e enfraquece nossa comunicação.

No princípio pode parecer difícil escolher as palavras que vai usar. Mas, aos poucos, isso vai se tornando natural para você. Para lhe ajudar, escreva algumas frases que você tem costume de falar e refaça usando imagens mentais positivas.

Aprendi também com o Yoga que as palavras têm poder e que precisamos aprender a falar de maneira positiva. A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e ela nos ajuda a criar nossa realidade, potencializando ou limitando nossas possibilidades.

Aprendi a evitar usar a palavra tentar e também tirar o Se de minha comunicação.

Quando falamos:" Eu vou tentar…", já temos grande chance de não conseguir. A palavra já pressupõe a possibilidade de falharmos. A mesma coisa quando dizemos: "Se eu puder, irei àquela Palestra." A maior probabilidade é de não ir, pois o Se gera dúvida e indecisão.

Aprendi também no Yoga, a evitar frases negativas como: "Não posso", "Não consigo", "É difícil", porque nos dá o sentimento de incapacidade. Em vez disso, podemos dizer: "Não podia, mas vou poder". "Ainda não consegui, mas posso conseguir".

Quando se fala "eu não consigo, existe inerente a esse sentimento o" eu não quero". Existe a preguiça e o não querer fazer. Portanto, é necessário desenvolver firmeza, vontade da alma e determinação para se conseguir realizar nossos objetivos e metas.

Vale a pena refletir sobre esses ensinamentos e colocá-los em prática. É um caminho para o autodomínio, harmonia e equilíbrio.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!