Aveia faz bem ao coração e ajuda a emagrecer

por Jocelem Salgado

A aveia é um cereal de excelente valor nutricional, rico em proteína, fibras (constituída de 9-11% de fibra alimentar total), responsável pelos efeitos benéficos à saúde humana, ácidos graxos, principalmente insaturado, vitaminas e minerais. É considerada um alimento funcional já que seu consumo reduz risco e previne algumas doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, a hipertensão, o câncer de intestino entre outras.

Continua após publicidade

Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. A ß-glucana da aveia retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento intestinal; uma ótima notícia para quem quer emagrece. Além disso, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Diminuem as concentrações séricas de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumentam a fração de colesterol-HDL, conhecido como o colesterol benéfico.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2005, reconheceu o efeito da ß-glucana na redução da absorção de colesterol, mas alerta que seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em ß-glucana. A recomendação de consumo diário é de 3g de ß-glucana de aveia por dia, que equivalem a três colheres de sopa de farelo de aveia (40g) ou quatro da farinha de aveia (60g).