Meu maior sonho e medo é o de ser mãe. Qual pode ser a causa desse conflito?

por Eduardo Ferreira Santos

“Tenho um medo absurdo e ao mesmo tempo é o meu maior sonho ser mãe; é uma mistura de sentimentos opostos que me faz sofrer muito. Não sei o que fazer e nem consigo falar sobre isso com meu marido. Tenho medo da barriga grande, estranho sentimento de me imaginar com aquele barrigão.”

Continua após publicidade

Resposta: Se o seu medo estiver APENAS relacionado à mudança corporal, isso se deve a alguma crença que você possa ter quanto ao valor da estética e beleza, que a gravidez, em si, por ser temporária e bem acompanhada, poderá passar sem grandes problemas.

Mas, se o problema estiver relacionado não apenas à estética mas sim a todos os outros inconvenientes da maternidade, tais como aumento de responsabilidade, cuidados excessivos com a criança, certa mudança de papel de mulher para o de mãe, isso requer sim, um aconselhamento psicoterapêutico.

Sugiro que você procure uma psicóloga ou um psiquiatra/psicoterapeuta para discutir esta questão com ele e ver o que, de fato, lhe causa tanto medo!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade