Estilo de liderar é essencial para obter bom desempenho de sua equipe

Da Redação

Se você é um líder que possui autenticidade e está conectado com o seu time, já deve ter percebido que há diversas personalidades compondo a sua equipe, com estilos de comunicação diferentes e percepções distintas. Então, como você, "líder", poderá atuar e se comunicar sempre da mesma forma? Aí está um dos grandes diferenciais do gestor moderno e "antenado" com a diversidade do seu público interno.

Continua após publicidade

Lembre-se que os seus colaboradores sempre, de alguma forma, retratam comportamentos e linguagens ideais para o público externo, o que será de grande valia para o sucesso nos negócios atuais que exigem capacidade de ser flexível. Se as equipes funcionais já são muito heterogêneas, imagine o público alvo do seu produto que se move, se transforma e muda de opinião cada vez mais rápido e, ainda por cima, atuando com empoderamento nas escolhas.

Não podemos sequer imaginar que possamos lidar com todos da mesma maneira, assim como não há como se iludir que todos queiram ser liderados da mesma forma que você gostaria de ser liderado.

Estude o comportamento e o perfil de cada um  

Estude o comportamento e o perfil de cada integrante da sua equipe e integre-se a eles. Há pessoas que nasceram em épocas diferentes, desenvolveram-se em momentos e modelos distintos e, portanto, adquiriram hábitos e valores muito variados e que podem causar conflitos se não forem bem administrados pelo líder.

Continua após publicidade

Dê feedbacks

Remova obstáculos, dê feedback constante e esteja junto do seu time. Com uma equipe eclética e criativa, formada por diferentes gerações (baby boomers, X, Y, Z), .com pessoas mais experientes, outros mais ousados, outros muito críticos e alguns até resistentes a certas "regras" impostas pode permitir que você, líder, tenha uma fonte inesgotável de inspiração. Aproveite os talentos de cada um, saia da sua zona de conforto, e supere suas metas, forme novos líderes e busque novos patamares de performance.

Não perca nenhuma oportunidade de interagir com todos, mas sempre respeite as particularidades de cada um, inclusive a sua. Quando a equipe percebe (tem que perceber) que você está engajado em contribuir com todos e com cada um deles, além de ficarem automaticamente mais inspirados, passarão a seguir naturalmente os seus passos. É neste momento que surge a liderança autêntica e que consegue formar times de alta performance e com uma cultura vencedora, que perpetua resultados, mantém sua empresa moderna e oxigenada, além de projetar positivamente e de forma contagiante a imagem do líder inspirador.

Continua após publicidade

Exercite a gratidão

Não esqueça jamais de ser grato a todos, pois as pessoas gostam de sentir-se respeitadas. Educação, reconhecimento e confraternização transformam uma equipe mediana em um time campeão! O respeito entre líder (percebam que jamais estou falando em "chefe") e equipe será o pilar de um trabalho que sempre terá que ser desenvolvido em grupo. Você precisa do talento e da dedicação de cada um para obter sucesso. E todos precisam de um líder que deixe sempre bem claro o que a empresa espera de cada um em termos de resultado, comportamento e criatividade.

Nunca esqueça, portanto, que o estilo da liderança será o "norte" para todos os colaboradores terem inspiração e realmente se dedicarem aos resultados de forma tranquila. Com muito esforço, mas sempre cientes de que estão participando de algo maior e que fazem realmente parte da engrenagem de um sistema que funciona como uma "máquina de resultados", "sem ruídos" e que possibilita a todos a satisfação de estar desenvolvendo algo diferenciado e que lhes dá orgulho dia após dia!
 
Fonte: Alex Gasparetto foi Gestor Comercial durante 20 anos em empresas de grande porte. Graduado em Ciências Econômicas pela UNISINOS-RS, com MBA em Gestão no Varejo (PROVAR) pela FIA-USP é Professional & Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching-SP.