Técnica de limpeza nasal pela medicina ayurveda – Parte I

por Gilberto Coutinho

"Jala", em sânscrito, significa "água"; "Nêti", "limpeza das narinas"; "Krya", "ação"; mas, aqui, o termo apresenta o sentido de "limpeza", "purificação". Kriya é a limpeza das mucosas, ou das membranas que revestem certas cavidades orgânicas (as gengivas, as fossas nasais, o interior do tubo digestivo, os brônquios, etc.) e secretam muco, e de certos órgãos.

Continua após publicidade

"Jala Nêti Kriya" é uma das seis técnicas clássicas do Yoga de purificação ou limpeza orgânica, também empregada pela Medicina Indiana Ayurveda. Funciona como uma efetiva e segura ducha intranasal. O termo pode ser traduzido como sendo a "limpeza nasal com água", ou a "purificação das fossas nasais", ou ainda, "ação de purificar ou limpar as fossas nasais com água".

Existem dois tipos de nêti: o "Jala Nêti Kriya" e o "Sutra Nêti Kriya". Mas, este texto destina-se a ensinar apenas a primeira técnica. O "Jala Nêti Kriya" realiza-se com água morna (na temperatura corporal) levemente salgada (sal marinho/cloreto de sódio) e o auxílio de um instrumento chamado Nêti Lôta, aparelho parecido com um pequeno bule (foto), que pode ser de cerâmica, metal ou plástico (versão moderna).

O "Sutra Nêti Kriya" é feito com um cordão de borracha, oco e maleável (de uso individual), de, aproximadamente, 3 mm de espessura, que pode e deve ser esterilizado, antes e após o seu uso, com água fervendo e reutilizado quando necessário. Atualmente, na Índia, existem lojas especializadas na venda de produtos que auxiliam na prática das técnicas yogues.
 

As características do cordão (sutra) descrito correspondem ao número 2, ou seja, o cordão é identificado, nesse caso, pelo número 2. Tal procedimento não deve ser praticado quando existe a iminência de hemorragias nasais e na manifestação de lesões internas do nariz. Na presença de desvio do septo nasal, um cordão mais fino de borracha pode ser utilizado; com a prática, gradualmente, a espessura é aumentada.
Nêti Sutra (cordão)

Continua após publicidade

Antigamente, tal cordão era feito, artesanalmente, de algodão, que auxiliava na limpeza e na absorção de diversas partículas estranhas. Neste caso, ele era, cuidadosamente, introduzido no interior de uma das narinas através de algumas inspirações profundas, até sair pela garganta; com o auxílio dos dedos indicador e polegar, era pinçado. Ao sair pela boca, as duas extremidades do sutra passavam a ser seguradas com as mãos. Então, dava-se início a um delicado movimento de vai e vem com o cordão, fazendo-o limpar e desobstruir as fossas nasais, pois suas extremidades eram puxadas de forma suave e alternada. Depois, repetia-se tal procedimento de limpeza com a outra narina. Com o sutra de borracha, essa antiga prática terapêutica tornou-se mais fácil de ser realizada. Num outro momento oportuno, essa técnica poderá ser ensinada.

A respiração é um dos processos fisiológicos mais importantes; por tal razão, os antigos sábios e yogues da Índia desenvolveram diversos exercícios respiratórios (pránáyámas), que auxiliam na ampliação da capacidade respiratória, na purificação e no fortalecimento dos pulmões, e técnicas de limpeza das fossas nasais.

Manter as fossas nasais purificadas e respirar corretamente muito beneficiam a saúde e previnem diversas enfermidades.

Continua após publicidade

O nariz tem a importante função:

– de ser a sede do olfato;

– de fornecer uma via aérea para a respiração;

– de filtrar, aquecer e umedecer o ar inspirado (ou seja, de condicionar o ar);

– de proteger o organismo.

 

A respiração fisiológica é nasal e com raras exceções deve-se respirar através da boca. A principal função da respiração é garantir as trocas dos gases do organismo, absorção do oxigênio (O2), durante a inspiração, e eliminação do dióxido de carbono (CO2), durante a expiração, entre as células e o ar atmosférico, em quantidade adequada ao metabolismo energético e à manutenção das diversas funções fisiológicas, dentre as quais, a homeostasia (tendência do organismo em manter constantes as condições fisiológicas) e a vida.

Quando se respira, além do oxigênio, prana (energia da vida) e de outros gases, são inspirados também bactérias, vírus, fungos, poluição, pólen, poeira, etc. Para prevenir contra os micro-organismos causadores de doenças e partículas estranhas, para que não cheguem até aos pulmões, o organismo humano foi dotado de um perfeito sistema de filtragem. Daí a importância terapêutica do "Jala Nêti Kriya" como método efetivo de limpeza das fossas nasais.

As fossas nasais são duas câmaras simétricas e aproximadamente iguais, relativamente extensas, com cerca de 5 cm de extensão, delimitadas pela divisão da cavidade nasal, através do septo nasal. São revestidas por membranas mucosas (que produzem muco) e inúmeros cílios que auxiliam na filtração do ar, retendo micro-organismos e partículas de pó.