DESTAQUES

Fisioterapia para tratar do diabetes

Juliana Prestes Mancuso 01/02/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Fisioterapia para tratar do diabetes
Fonte: imagem Pixabay
O fisioterapeuta pode, primeiramente, auxiliar na prevenção da obesidade realizando trabalhos com grupos de risco

Por Juliana Mancuso

Diabetes Mellitus (DM) é uma entidade patológica caracterizada por um distúrbio do metabolismo intermediário, especialmente no que tange aos carboidratos, levando ao aumento dos níveis séricos de glicose, a complicações metabólicas agudas, potencialmente fatais, bem como a uma série de complicações crônicas multissistêmicas.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Segundo os critérios revisados em 1997 pela American Diabetes Association (ADA) o diabetes é classificado em tipo l, caracterizado pelo hipoinsulinismo absoluto, isto é, uma deficiência completa ou quase completa de insulina, devido à destruição das ilhotas de Langerhans pancreáticas por mecanismo autoimune ou desconhecido.

O DM não representa apenas uma síndrome metabólica isolada, ele vem associado a varias complicações que trazem para a vida do paciente uma má qualidade de vida, ou até mesmo uma incapacidade permanente.

O fisioterapeuta pode, primeiramente, auxiliar na prevenção da obesidade realizando trabalhos com grupos de risco, propondo uma reeducação alimentar, trabalhando em conjunto com nutricionistas, além de estimular a prática de exercícios físicos, pois a perda de peso em indivíduos obesos reduz a incidência da maioria dos fatores de risco para a doença cardiovascular e melhora o controle da glicemia, sendo recomendada perda moderada em médio prazo.

De forma secundária, o fisioterapeuta pode fazer um diagnóstico precoce da doença, observando os sinais clínicos desse paciente e encaminhando para outros profissionais. Além disso, pode ser feito o diagnóstico fisiofuncional verificando o quanto de funcionalidade esse paciente já perdeu devido à sua doença e o quanto é possível recuperar para viver melhor.

 




TAGS :

    fisioterapia, tratar, diabetes, obesidade

Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.