DESTAQUES

Após a gestação não consigo voltar ao meu peso. O que fazer?

Milena Imaizumi 18/04/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Após a gestação não consigo voltar ao meu peso. O que fazer?
Fonte: imagem Pixabay
Para emagrecer, mesmo após a gravidez, deve se ingerir menos calorias e gastar mais; saiba como

Por Milena Liste

Minidepoimento de uma leitora:

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



“Tenho 32 anos e depois que tive minha filha há dois anos, nunca mais consegui voltar ao meu peso anterior de 54 quilos. Hoje com 64 sinto-me gorda.”

Resposta: A gestação deixa a gente endoidecida, com os conceitos e propósitos de vida alterados, mas  posso falar? Não é o fim do mundo para emagrecer!

Para emagrecer, mesmo após a gravidez, deve se ingerir menos calorias e gastar mais. Simples assim. Faça a educação alimentar que te apetecer melhor. Tenho dezenas de posts com conselhos (se fossem realmente seguidos, valeriam ouro) nutricionais para se reeducar.

Diminuir porções, afastar-se de carboidratos brancos (pão, massas, bolos brancos), evitar frituras e doces. Ingerir um “pratão” de salada verde antes do prato principal, ingerir 1,5 litro de líquido por dia, blá, blá, blá. O mais importante disso tudo é VOCÊ QUERER E AGIR! MENTALIZAR!

Mas, espere, você alterou durante nove meses suas dosagens hormonais, sua quantidade de sangue corporal (de 5 litros, passamos para 5,150 litros), sua porcentagem de gordura corporal e massa muscular além da sua parte psicológica estão ainda alteradas. Vai levar no mínimo nove meses para voltar ao normal.

Minha opinião sobre artistas que voltam “ao normal” após 2 ou 3 meses após parir, elas são pagas para isso e não podem esperar 9 meses para o corpo voltar ao normal . O aleitamento materno  ficará prejudicado com certeza.

Agora, para nós, reles mortais, aguardamos no mínimo 9 meses para voltar ao peso anterior à gestação. Eu, demorei 4 anos para voltar ao meu peso original, com muito esforço pessoal e muita mudança de atitude e pensamento. Mudei radicalmente o tamanho da porção no prato, não coloco “isopor” na minha alimentação, somente alimentos importantes: carboidrato de qualidade (grãos, legumes, tubérculos), proteínas magras, muita verdura e folhas. Não ingiro açúcar.That’s it! (Isso aí!)

Deletar novos hábitos alimentares perniciosos. Entre eles, comer o resto da sopa do bebê, além da comida que o filho deixou no prato. Se sobrou comida, sobrou. Não é seu problema. Não te pertence.

Verdade! Quando a gente tem filho pequeno, a gente hipervaloriza o alimento. A alimentação do nosso filho(a) é tão importante que jogar fora, não dá! Então, a mamãe aqui come tudo!

E exercício físico não emagrece?

Perder 10kg, a resposta é não. A prática de exercícios pode acelerar o processo de emagrecimento, “torrando” a massa gorda e auxiliando a reeducação alimentar; pode melhorar o aspecto da forma do corpo, tonificando a musculatura e melhorando a postura, pode reduzir a ansiedade entre outras centenas  de benefícios, mas para perder 10 kg, eu repito, não. Para perder 10 kg, restrição alimentar. Além do que, um baby de 2 anos em casa, a gente mal tem tempo de tomar banho. A introdução da nova rotina de exercícios físicos deve ser cuidadosamente introduzida para obter uma continuidade.

E quanto a minha idade?

Sim, a velocidade com que você vai perder peso aos 30, 50, 70 anos é inversamente proporcional à idade. Isto é, quanto maior a idade, menor velocidade de metabolismo e emagrecimento.

Isso não significa que a gente tenha dificuldade em emagrecer. Se você comer menos calorias e gastar mais calorias, provavelmente você irá perder peso. Seja com 70 ou 30 anos.

Então, mãe... Também acredito que a maternidade nos tira de um eixo de vida diferente, mas não podemos deixar de ser mulher em primeiro lugar. Uma mulher produtiva, sensual, com energia e acima de tudo feliz consigo mesma. Portanto, mentalize e mude seus hábitos para atingir seus objetivos.

Boa vida!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, emagrecer, após, gravidez, gestação

Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.