DESTAQUES

Meio ambiente e sustentabilidade

Marilena Lavorato 24/04/2018 SERVIÇOS
Meio ambiente e sustentabilidade
Fonte: imagem Pixabay
O que são boas práticas socioambientais?

Por Marilena Lavorato  

Uma boa prática por ser entendida como o “modus operandi” mais eficaz (ou a melhor forma) para realizar uma tarefa, implementar um processo, estabelecer um empreendimento.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



 

As boas práticas são determinantes para a realização de projetos, de desenvolvimento de políticas e a administração cotidiana de nossa vida pessoal ou mesmo de uma organização.

Dentro da gestão corporativa, entende-se por boa prática, ferramentas gerenciais de natureza não operacional que atendam aos fatores de enfoque, aplicação, aprendizado e integração, sustentada pela apresentação de resultados (FNQ – Fundação Nacional da Qualidade).

Em outros contextos, uma boa prática é uma atitude que resulta em algo positivo para si e para a coletividade. Em ambos os casos, uma boa prática é uma ideia aplicada (que formula um procedimento ou um processo de procedimentos ou ainda uma técnica) que deu certo e que se adotada por outra pessoa ou organização, sempre levando em conta as adaptações necessárias para cada caso, proporcionará resultados semelhantes aos seus adotantes.

Práticas que asseguram sustentabilidade são reconhecidas como boas práticas. E boas práticas socioambientais são ações organizadas e estruturadas que proporcionem benefícios concretos ao meio ambiente natural e também social, e que tenham potencial de replicabilidade por outras pessoas (físicas ou jurídicas) e comunidades (cidades, países). Ou seja, que obtenham resultados positivos nos pilares da sustentabilidade: social, ambiental, cultural e econômica.

Para saber mais sobre boas práticas socioambientais recomendamos o Progama Benchmarking Brasil de valorização e incentivo a adoção das boas práticas. Veja em: www.benchmarkingbrasil.com.br

 




TAGS :

    meio, ambiente, sustentabilidade, boas, práticas, socioambientais

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.