DESTAQUES

Meu marido não cuida de sua saúde. O que posso fazer para ajudá-lo?

Rosemeire Zago 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Rosemeire Zago

"Ele não se preocupa com ele sob nenhum aspecto: fuma, bebe, faz uma alimentação inadequada, é estressado no trabalho e não cuida do corpo."

Resposta: Diante do que você descreve, ainda que seja seu marido, ele só irá efetivamente fazer algo quando ele desejar. Por mais que outra pessoa, no caso você, peça ou diga que ele deve se cuidar, nada disso irá adiantar se a própria pessoa não tiver a consciência da necessidade de se cuidar. Como fazer com que ele tenha essa consciência? Quem sabe mostrando artigos, livros, algo que desperte o interesse dele em ler e, conseqüentemente, se cuidar. O cuidado que temos conosco é proporcional ao amor que sentimos por nós mesmos. Só cuidamos quando amamos.

O mais indicado é que ele perceba que cada atitude, ou a falta de uma, poderá trazer conseqüências, se não de imediato, mas a longo prazo, não é mesmo? E não só para ele mas para toda a família.


Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento




Rosemeire Zago

Psicóloga com abordagem junguiana com especialização em psicossomática. Desenvolve uma abordagem voltada para o autoconhecimento e criança interior.



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.