DESTAQUES

Terapia regressiva e hipnose são boas para tratamento de dependência de drogas?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Danilo Baltieri

Resposta: Existem alguns relatos de caso publicados na literatura internacional sobre o beneficio da hipnose no manejo de pacientes com quadro de abuso de substâncias. No entanto, os estudos sobre a aplicabilidade desse processo no tratamento da dependência química são bastante escassos, o que não nos autoriza a defender nem tampouco contraindicar como um método de tratamento para esses casos. São necessários mais estudos clínicos para avaliar a efetividade desses métodos para o tratamento dos casos.

No entanto, nada impede que, para alguns pacientes, desde que adequadamente avaliados por especialistas em dependências químicas, seja recomendada alguma forma de terapia, como um adjunto a outras formas de abordagem médica e psicossocial.

Abaixo, ofereço interessante referência sobre o tema:

Margolin, A., Avants, S. K., & Kosten, T. R. (1994). Cue-elicited cocaine craving and autogenic relaxation. Association with

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

Você toparia ter um relacionamento de “amizade com benefícios”? Tratam-se de amigos que se tornam parceiros sexuais sem deixar isso interferir na amizade; o termo vem da expressão 'friends with benefits'.





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.