DESTAQUES

Trabalho fora e sinto-me culpada de deixar meu filhinho em casa

Karina Simões 01/01/2016 COMPORTAMENTO

 por Karina Simões

"Mulher trabalhar fora: persiste ainda uma falsa crença de abandono do filho"

Ainda continuo ouvindo na clínica queixas de mães que se sentem culpadas por terem que deixar seus filhos em casa e dividir com babás ou familiares funções de genitores, que antes eram exclusivamente suas.

Parece que a barreira quanto ao direito de poder trabalhar fora e ter oposição do marido é fato que ficou no passado.

No entanto, o processo de evolução social de reconhecimento do espaço da mulher no mercado de trabalho, ora trouxe uma aceitação e aprovação por todos, ora gerou em algumas mulheres um sentimento de certo incômodo. A crença de abandono do filho e a ideia de descuido geraram um sofrimento comprometedor da própria felicidade.

Esse pensamento não adaptativo, ou seja, disfuncional, precisa ser confrontado com a verdade e compreensão de que educar é escrever no coração do filho valores que o conduzam à felicidade e esta escrita se dá por palavras e toques, mas também, e acima de tudo, com o testemunho real através de atitudes.

É amando-se que cada mulher pode se tornar uma melhor mãe. Afinal, ninguém é capaz de amar negando-se a si mesma!

 




Karina Simões

Psicóloga clínica cognitivo-comportamental. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento pela UFRN. Especialização pela Faculdade de Medicina do IPHC da USP. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mais informações: www.karinasimoes.com.br



ENQUETE

Você toparia ter um relacionamento de “amizade com benefícios”? Tratam-se de amigos que se tornam parceiros sexuais sem deixar isso interferir na amizade; o termo vem da expressão 'friends with benefits'.





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.