DESTAQUES

Para muitas mulheres, vestir-se no dia a dia está vinculado a sofrer

Karina Simões 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Karina Simões   

"Vestir-se bem tem a ver com o seu bem-estar..."

Uma das causas de profundo sofrimento da mulher está vinculada à sua realidade de vestir-se.

A moda impõe regras que nem sempre estão ao alcance da mulher conseguir cumpri-las. Vestir-se bem tem sido mais que uma necessidade pessoal. Mas uma exigência social e que muitas vezes não cabe no bolso da mulher.

Afinal, para quem as mulheres se vestem?

O ser feminino busca sua aprovação desenvolvendo o seu papel de encantar e seduzir. Iisso, pode gerar uma autocobrança mutiladora do bem-estar.

As inquietações chegam juntas com o convite ou o desejo de participar de algum evento social. Por exemplo:

- Com qual roupa eu vou?

- Posso repetir essa roupa?

- E se, por acaso, eu encontrar alguém vestida igual?

O fato é que as mulheres, muitas vezes, colocam uma carga excessiva de autocobrança e se consomem em suas angústias e inquietações.

Vestir-se bem tem a ver com o seu bem-estar e não deveria comprometer esse propósito de harmonia interior. Portanto, antes de vestir o corpo, lembre-se que tudo deve concorrer para o bem que se manifesta no universo interno da alma. É ali que acontece toda a beleza de viver e tudo mais é acessório e enfeite.

 




Karina Simões

Psicóloga clínica cognitivo-comportamental. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento pela UFRN. Especialização pela Faculdade de Medicina do IPHC da USP. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mais informações: www.karinasimoes.com.br



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.