DESTAQUES

Desrespeito entre irmãs na maturidade

Blenda de Oliveira 20/04/2017 PSICOLOGIA
Desrespeito entre irmãs na maturidade
Fonte: imagem Pixabay
Não desista de construir seu espaço e busque independência dessa relação

por Blenda de Oliveira

“Como dou um basta na falta de respeito, pois tenho sido muito desrespeitada por minha irmã mais velha, eu tenho 47 anos e ela 50. Desde que me entendo por gente, ela me desrespeita, é crítica e manipuladora. Caso tenha algum livro sobre o assunto para indicar, eu agradeço.”

Resposta: Vale refletir sobre seu posicionamento. Pergunte-se: o que em você permite que ela continue te desrespeitando? Quanto voce foi clara e enfática no que diz respeito aos limites?

Que tipo de autoridade ela tem sobre você?

Do que tem medo?

Por que valoriza tanto o que ela diz?

Se ela continua, precisará ser mais firme. Se não houver mudança no comportamento dela, talvez fosse interessante manter-se mais distante dela.  

Imagino que morem juntas, não?

Há alguma alternativa para diminuir o tempo de convivência?

Pode ser que o tempo de convívio tenha que ser repensado e organizado de outra maneira.

Não desista de construir seu espaço e busque independência dessa relação.

Aqui a sugestão de um livro:

"Os Recursos de Fratria"

Produto do trabalho de uma equipe que colabora há mais de vinte anos, os textos  trazem uma reflexão sobre o papel dos irmãos no contexto familiar e sobre a situação dos filhos em caso de separação.

http://www.livrariacultura.com.br/p/livros/psicologia/os-recursos-da-fratria-29131053

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    briga, irmãs, desrespeito, fratria

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.