Sintomas da depressão na gravidez

Por Joel Rennó Jr.
 
Alguns sintomas da depressão na gravidez:

• Crises de choro longas e contínuas sem motivo
• Desânimo excessivo
• Cansaço frequente
• Falta de apetite ou compulsão alimentar
• Insônia ou vontade de dormir o tempo todo
 
O tratamento deve ser realizado quando o diagnóstico psiquiátrico detectou a doença depressão, o que precisa ser feito por um especialista e com todos os cuidados necessários, avaliando-se os riscos e benefícios envolvidos. Alguns antidepressivos podem ser utilizados.
 
A depressão pode prejudicar o desenvolvimento do feto e levar a um bebê prematuro, com baixo peso.
 
Os gatilhos para os transtornos são muitos. Podem ser físicos, como diabetes, doenças na tireoide, ou psicológicos, oriundos de dificuldades para engravidar ou de abortos anteriores. Baixo suporte sociofamiliar, gravidez de risco, abandono do tratamento, exclusão socioeconômica e gravidez não desejada são alguns dos outros fatores que aumentam a predisposição.

Continua após publicidade

É sabido que as depressões que acontecem na gravidez, quando não tratadas, evoluem para as depressões pós-parto.

Coisas de grávida

Um dos alertas é: durante os nove meses de espera pela chegada do bebê, a maior parte das sensações da mulher é creditada a transformações hormonais e corporais caracterizadas do período. Isso nem sempre é verdade.

A família precisa estar atenta e quando acreditar que algo não vai bem, procurar ajuda especializada. Outro fator a ser considerado é: se a mulher já tem depressão, deve consultar o especialista em saúde mental feminina para avaliar qual tratamento será mais adequado.

Continua após publicidade

Há medicamentos eficientes que podem ser usados por gestantes, desde que prescritos por profissionais experientes e que acompanhem o caso de perto, avaliando riscos e benefícios para mãe e bebê.

Depressão gestacional é coisa séria – clique aqui