Crenças na maioria das vezes são limitantes

Por Ana Lúcia Paiga   

Rogério (veja texto anterior), voltou com um semblante mais leve. Seu discurso estava mais positivo, mais consciente, e isso era um bom sinal.

Continua após publicidade

Um passo importante tinha sido dado para refazer sua autoimagem.

Ao longo da sessão, porém, foi ficando claro que havia uma distância entre o conceito de sua mente e sua sensação. Diante do medo, ele já conseguia parar, respirar, conversar consigo mesmo e dar mensagens de confiança, merecimento ou permissão à sua Criança. Mas ainda sentia-se desconfortável e desconfiado, o que o impedia de ter um novo comportamento.

Isso é o que acontece na maior parte das vezes, quando nos propomos a mudar alguma crença limitante do nosso enredo.

Primeiro sentimos o desconforto, depois descobrimos a crença que nos prende ao comportamento padrão, depois compreendemos de onde ela vem, em seguida encontramos uma ferramenta para transformá-la; Mas só quando agimos, é que a transformação acontece.

Continua após publicidade

É necessário uma coerência entre “Sentir, Pensar e Agir”  para que haja a mudança efetiva.

Em outras palavras, é preciso que minha Criança acredite no que meu Adulto e Pai Nutritivo me falam, para que eu arrisque abrir mão do comportamento antigo que parecia me proteger de algo pior.

É preciso que eu me liberte das falsas garantias do passado, do conhecido, da zona de conforto, para que eu atualize minha autoimagem e consequente autoestima.

Continua após publicidade

Quando criança ou adolescente, Rogério estava à mercê da opinião e mensagens dos pais, da sociedade, mas hoje é uma pessoa capaz de se avaliar, saber do que gosta e do que não gosta. Discernir entre o que pode modificar em si e o que lhe resta aceitar.

Afinal, todos temos diferentes características, que podem ser definidas como habilidades ou dificuldades.

Paradoxalmente, desenvolver a capacidade de aceitação é o ponto de partida para a maior mudança.

Não se trata de se conformar, mas sim de não julgar, apenas reconhecer a si mesmo, se valorizando e elegendo prioridades para sentir-se feliz e brilhar.
 
Como você pode contribuir com seu brilho?…