Estresse financeiro tem cura?

Entre muitas das ditaduras que nossa sociedade atual nos impõe, está a de

“Ter” e não “Ser”. Possuir coisas, principalmente as desejadas por uma maioria, confere Poder a uma pessoa. É como se para ter um lugar no mundo eu precisasse pertencer a um determinado grupo, onde cada um se destaca por suas posses e não pelo que realmente é.

Continua após publicidade

De onde vem a insegurança?

Devemos lembrar que uma Criança precisa sentir-se capaz de garantir sua vida (esse é seu principal objetivo), e se não confiar nisso, se sentirá insegura. Insegura, poderá buscar relações de dependência, ou viver a partir do medo. Qualquer opção a distancia de sua essência (Criança Natural), de suas habilidades naturais (seu verdadeiro poder), tornando-a refém de padrões e condicionamentos (Criança adaptada: ou seja, que pode ser submissa ou rebelde).

Num momento em que temos atravessado tantas crises financeiras, estas crenças se unem a uma dura realidade, que coloca o indivíduo face a face com sua impotência.

– Como cumprir a mensagem de ser um provedor?…

Continua após publicidade

– Como dar conta de minha própria vida?…

– Como não ser punido?…

– Como ser alguém?…

Continua após publicidade

É sentir-se encurralado entre uma falta de oportunidades reais que pode levá-lo a não atender suas necessidades básicas, e a cobrança interna de um ego Pai Crítico, exigente e ameaçador que associa poder ao dinheiro.

É aí que ao invés de utilizar seu ego Adulto para buscar opções na realidade, a Criança busca soluções mágicas, para cumprir suas expectativas. Quanto mais ameaçada, mais age no automático, no impulso, portanto menos equilibradas serão suas escolhas.

As dividas vão aumentando e dentro de um círculo vicioso o estresse se instala, confirmando sua crença de que não é capaz.

Resgatar esse lado racional (Adulto) é essencial para tomar medidas eficazes para lidar com a situação externa, bem como receber estímulos de um Pai Protetor interno para confiar em suas habilidades, usar sua criatividade e se reinventar, expressando seu verdadeiro Eu.

Mudar hábitos, deixar de consumir por impulso, buscar alternativas em atividades gratuitas, comunidades colaborativas e descobrir uma nova forma de estar no mundo, não só é possível, como muito gratificante!

Entre em contato com a abundância dentro de si. Desconecte-se da escassez.



Experimente Ser. É um poderoso remédio antiestresse.