Adolescência: grande oportunidade para rever suas crenças

Como já dissemos, os primeiros anos da vida são fundamentais para a formação do script de um indivíduo.

A partir de suas experiências, a Criança terá decidido cumprir mensagens recebidas, com o intuito de garantir que será aceita e assim se manterá viva! Este conteúdo fica gravado e a faz ter um comportamento adaptado às suas crenças e padrões. Esta é sua Criança Adaptada (que pode ser submissa ou rebelde) que existirá para sempre em seu interior.

Continua após publicidade

Ao entrar na adolescência, esta pessoa começa a questionar alguns dos valores recebidos de seus pais, na busca da própria identidade. Começa a buscar grupos com os quais se identifica, para substituir as antigas verdades, pelas novas. Porém, mesmo questionando, sua conduta será determinada pelas escolhas do script. Se for uma Criança Rebelde, será um adolescente com comportamentos mais rebeldes e se for uma Criança Submissa, viverá seus conflitos dessa mesma forma.

Adolescência: dissolver ou solidificar crenças?

É, portanto, uma fase importante para rever algumas crenças, que podem se solidificar ou dissolver. Tomar consciência desse script num momento de autoafirmação, pode permitir que as novas escolhas sejam menos contaminadas e mais fieis a si mesma. Porém, sem esse conhecimento, é a Criança Adaptada e não a *Natural, quem vai seguir escolhendo para repetir e cumprir seu script.

Lembrem-se: nossa história não pode ser apagada, apenas reescrita.

Continua após publicidade

Nesta fase já se tem um ego Adulto mais consistente. A realidade pode ser vista de uma nova maneira e substituir as crenças limitantes por objetivos de desenvolvimento e evolução.

Encaminhar um filho para este processo de autoconhecimento, promove uma grande oportunidade de mudança.

 *A Criança Natural é nossa essência, na qual nasce todas as nossas habilidades, criatividade, emoções naturais. Nosso verdadeiro Eu. É a que se encolhe para dar espaço à Criança Adaptada. E é a que deve ser resgatada e ampliada quando vamos nos livrando do script (enredo). É a nossa vida!

Continua após publicidade